Startup AR Inovações é a vencedora do Match Connect Saúde
Com uma solução para monitoramento da qualidade do ar e da água em ambientes como hospitais e clínicas, a startup AR Inovações Tecnológicas, de Palmas, Tocantins, foi a vencedora do Match Connect Saúde, programa conduzido pelo CPQD, Bosch e Faculdade São Leopoldo Mandic com o apoio da Baita Aceleradora. Cinco startups, que participaram da fase de pré-aceleração do programa, apresentaram seus projetos de produto mínimo viável (MVP) à comissão de avaliação, que escolheu a solução vencedora.
“Mais do que o resultado final, é importante ressaltar que foi uma jornada muito rica para todos os envolvidos nessa iniciativa”, afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes e Saúde 4.0 do CPQD. “O feedback das startups de que o programa abriu algumas portas, ajudou a melhorar seus modelos de negócios ou sua visão do mercado, por exemplo, foi um prêmio para nós, parceiros no Match Connect Saúde”, acrescenta.
Criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais na área de saúde, o programa foi dividido em etapas e contou com recursos tecnológicos proporcionados pelo CPQD e pela Bosch, além de sessões de mentoria técnica, com especialistas em saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic, e de negócios, com a Baita Aceleradora. Na fase de pré-aceleração, os MVPs desenvolvidos pelas cinco startups foram testados e validados em ambiente externo real, proporcionado pela São Leopoldo Mandic.
“Foi um programa excepcional para nós, startups, que tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com a área de engenharia da Bosch, o pessoal do CPQD, receber mentoria da Baita e ainda testar o MVP em um espaço físico real”, enfatiza Alex Martins, fundador e responsável técnico da AR Inovações Tecnológicas. Em sua apresentação à comissão de avaliação, ele lembrou que a má qualidade da água ou do ar é um dos fatores responsáveis pelos casos de infecção hospitalar que atingem muitas das internações no país.
A solução da AR Inovações Tecnológicas atende a uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde para enfrentar esse desafio: o monitoramento da qualidade do ar e da água, por meio de uma aplicação de Internet das Coisas (IoT). As tecnologias utilizadas para isso foram uma placa NB-IoT e a plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPQD e usada na análise e processamento das informações. Segundo Martins, o MVP foi testado em ambiente odontológico, monitorando dados em tempo real em duas unidades da Faculdade São Leopoldo Mandic localizadas em Brasília e em Curitiba. O próximo passo da startup é integrar à solução a plataforma de Inteligência Artificial (PlatIA), também desenvolvida pelo CPQD.
As outras startups que participaram da fase de pré-aceleração do Match Connect Saúde foram a GeneS, a Salutho, a Siklee e a wconnect. Estas foram as propostas apresentadas no Demo Day realizado no dia 7 de junho:
-
GeneS – Projeto G-Mask, máscara baseada em nanotecnologia com proteção UV e eficiência de 99% contra infecções
-
Salutho – Plataforma móvel de prontuário eletrônico, entrega de medicamento e assistência médica
-
Siklee – Plataforma de gestão de atestados médicos para empresas, utilizando a PlatIA na análise de modelos preditivos e padrões de absenteísmo de colaboradores
-
wconnect – Aplicativo móvel conectado a dispositivos vestíveis (wearables) para monitoramento de batimentos cardíacos, qualidade do sono, entre outros dados, com possibilidade de integração ao Simples ID, carteira digital de saúde baseada em blockchain, e compartilhamento de dados com o médico.
A startup vencedora do Match Connect Saúde terá à sua disposição recursos tecnológicos – como a plataforma para AIoT (IA e IoT) do CPQD – para continuar a evolução de seu MVP e, ainda, será avaliada para ingresso no programa de aceleração do Hub Mandic.
Sobre o CPQD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 45 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.
Sobre a Bosch
Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br,
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria “Tecnologia para a Vida”. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse
Sobre o HUB Mandic
O Hub Mandic é uma célula de inovação em saúde, com o propósito de conectar e desenvolver startups da área da saúde (healthtechs) junto ao Ecossistema Mandic, fomentando a inovação e o empreendedorismo dentro e fora de sua comunidade.
Como integrante do Grupo, o Hub Mandic conta com um dos maiores e mais modernos ecossistemas de saúde do Brasil. Suas duas unidades físicas estão localizadas dentro da Faculdade São Leopoldo Mandic – considerada uma das melhores instituições de ensino do país – em Campinas e em Araras, no Estado de São Paulo. Essas unidades atuam nas frentes de apoio à Startups, Pesquisa, Incentivo ao Empreendedorismo e Conteúdos.
O Programa Startup Growth Lab configura-se como um dos principais programas do Hub Mandic, que consiste em desenvolver, a 4 mãos, teses de negócios robustas para startups da área da saúde, usando uma metodologia personalizada e um processo flexível.