CPQD recebe a visita de dois Ministros de Estado
A comitiva conheceu a trajetória da organização, suas tecnologias e soluções
Na segunda-feira, dia 8 de agosto, o CPQD teve a honra de receber o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o Ministro de Estado da Educação, Victor Godoy. A convite da organização, a comitiva, também composta por outras autoridades dos Ministérios, visitou as instalações do CPQD, o novo Complexo Laboratorial de Conectividade, o Laboratório de Comunicações Ópticas e Sem Fio, o Laboratório de Mobilidade Elétrica e o Laboratório de P&D&I em Conectividade. O grupo também conheceu alguns cases de sucesso da organização, sua área de atuação nacional e internacional, bem como as tecnologias e soluções responsáveis por manter o CPQD na vanguarda da inovação há quase 46 anos.
Para o Ministro Paulo Alvim, as mais de quatro décadas de história da organização representam muitas entregas no ramo de tecnologia e inovação. “São 46 anos de uma contribuição muito significativa para diversos segmentos da economia brasileira. Primeiro nas telecomunicações, onde nasceu, mas, depois, com todo o avanço que tivemos nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Para o CPQD, vida longa”, afirma.
O Ministro Victor Godoy, por sua vez, destaca algumas das tecnologias como estratégicas para a soberania nacional no ramo: “Esta organização tem trazido muito desenvolvimento científico, tecnológico, com tecnologias de ponta, trabalhando 5G, Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas. Tive a oportunidade de estar hoje no CPQD e de conhecer de perto a maravilha de tantos projetos inovadores, que contribuem para o desenvolvimento tecnológico do nosso país”.
Os Ministros e a comitiva foram recepcionados e acompanhados pelo presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, pelo diretor de Relações Institucionais, Cristian Cunha, e pela alta liderança da organização. “Nós pudemos apresentar todas as competências e tecnologias de ponta que são desenvolvidas aqui. Tudo isso coloca o CPQD na fronteira tecnológica do desenvolvimento, que é o nosso diferencial”, ressalta o diretor. Segundo Cunha, a visita permitiu que as autoridades pudessem ter contato com o grande diferencial da organização: “Desenvolvemos tecnologia e repassamos para a indústria e para a sociedade. Isso contribui para o progresso do Brasil, para o bem-estar da nação, gerando empregos e renda para o nosso país”.
A visita também contemplou as instalações, alguns laboratórios e tecnologias desenvolvidas pela Padtec e Trópico, empresas investidas do CPQD, também localizadas no Pólis de Tecnologia.
Por: Júlia Santos Sahão