Fale com o CPQD
7 de fevereiro de 2022

CPQD promove ações como integrador do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica

Como Laboratório Integrador do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI), o CPQD vem realizando uma série de ações destinadas a promover a interação entre os laboratórios que fazem parte dessa rede criada em meados do ano passado, por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Uma das ações programadas é o 2.º Webinário do Sisfóton-MCTI, marcado para o dia 9 de março, que deverá debater questões relacionadas ao fortalecimento do ecossistema de fotônica nacional.

Em formato virtual, o evento irá reunir representantes e convidados dos 11 laboratórios que integram a rede Sisfóton-MCTI. O CPQD foi selecionado como Laboratório Integrador dessa rede, a partir de chamada pública que escolheu também os outros dez laboratórios gerais, que estarão representados no webinário: EMBRAPA – São Carlos, CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, SENAI – Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP – Araraquara e USP – São Carlos.

“Nosso papel, como Laboratório Integrador, é promover a interação entre os laboratórios da rede, difundindo os modelos de negócio e operação, as boas práticas, e estimulando o compartilhamento de experiências”, explica João Batista Rosolem, coordenador desse projeto no CPQD. “Também é nossa atribuição aproximar os ambientes de pesquisa, de negócios e investimentos, fazendo a conexão com empresas e startups e identificando eventuais oportunidades de projetos para os laboratórios que compõem o Sisfóton”, acrescenta.

Como parte desse processo de integração, em dezembro, o CPQD recebeu a visita de representantes de dois laboratórios que fazem parte do Sisfóton-MCTI: o professor Marcelo Nalin e o pesquisador Douglas Faza, ambos do Laboratório de Materiais Fotônicos do Instituto de Química da UNESP, e o professor Cristiano Cordeiro, do Laboratório de Fibras Especiais e Sensores Ópticos do Instituto de Física da Unicamp. Recebidos por Rosolem e pelos pesquisadores Yesica Bustamante, Cláudia Piovesan e Sandro Marcelo Rossi, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Sensoriamento e Monitoração Óptica (LSMO), de Comunicações Ópticas (LASOR) e de Integração Fotônica (LIF) do CPQD.

O Sisfóton-MCTI é uma das principais ações estratégicas e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Fotônica (IBFóton), que tem o objetivo de promover o avanço científico, tecnológico e empreendedor dessa área no país. Com duração de 30 meses, o projeto Sisfóton teve início em julho de 2021 e encerramento previsto para dezembro de 2023.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras