Programa de cooperação internacional em segurança cibernética proporciona experiência rica para o CPQD
Uma experiência muito rica proporcionada pela troca de informações entre pessoas de países e culturas diferentes. Essa é a avaliação feita por Sérgio Ribeiro, especialista da área de Segurança e Privacidade do CPQD, sobre sua participação no programa de cooperação internacional contra ataques cibernéticos promovido pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).
O CPQD foi uma das 11 organizações selecionadas – a única do Brasil – para participar desse programa, que teve como primeira atividade um curso online sobre o tema Strengthening of Cooperation among Organizations against Cyberattacks. Realizado em fevereiro, o curso reuniu especialistas em segurança cibernética dos diversos países participantes do programa – entre eles, Indonésia, Malásia, Filipinas, Vietnã e Ucrânia, além do Japão.
“Trabalhamos em times, em exercícios envolvendo o tratamento de incidentes simulados, como vazamentos de informações sensíveis, e as providências tomadas nessas situações”, conta Sérgio Ribeiro. “Como os grupos foram formados por pessoas de países distintos, com cabeças diferentes, essa convivência e a troca de experiências foram muito ricas”, acrescenta.
Na visão de Sérgio, a participação em atividades de cooperação internacional como essa coloca o CPQD no rol mundial das organizações que tratam o tema segurança cibernética. “Isso traz uma grande oportunidade para promover e ampliar nossa participação em ecossistemas globais visando a troca de experiências e o desenvolvimento de potenciais parcerias nessa área”, conclui.