CPQD é destaque no ramo de Pesquisa e Desenvolvimento
Inovação é estratégica para alcançar o sucesso na criação de tecnologia nacional
O CPQD foi credenciado pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) como instituição habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento pelos próximos dois anos, a partir de março de 2022. Esta é mais uma grande conquista da Organização, que, em 2021, alcançou todos os indicadores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – os quais atendem aos requisitos de desenvolvimento relacionados aos projetos EMBRAPII, ANEEL, FINEP e FUNTTEL.
O sucesso do CPQD é reflexo da sua seriedade, comprometimento, pioneirismo na criação de soluções e tecnologias nacionais e da cultura preponderante de Inovação em todas as suas áreas. Esta última é considerada a própria razão de ser do CPQD pelo Diretor de Inovação, Paulo José Pereira Curado. “Durante muitos anos, Inovação era definida e interpretada apenas como projetos de P&D em tecnologia. No CPQD, porém, mantemos uma cultura de Inovação, a qual é transformada em valor pela realização da nossa missão de trazer progresso, bem-estar e gerar riqueza para a população”, explica.
Na Organização, esse processo acontece de forma ampla, a partir da constante busca e testagem do novo em todos os âmbitos e áreas do CPQD: nas tecnologias e soluções, nos modelos de negócio, na criação e consolidação de novas empresas no mercado (spin-offs e startups) e, também, nas áreas de apoio e suporte. “Não nos conformamos com o status quo. Temos uma ação participativa, cujo grande papel é instigar, provocar, trazer e criar um ambiente propício para haver Inovação. As áreas dos CPQD são intrinsicamente inovadoras e temos que manter isso, inovar cada vez mais”, afirma Curado.
Outro aspecto fundamental para o protagonismo da Organização é a potencialização do Capital Intelectual do Centro e de seus colaboradores, aliada à sinergia entre as diferentes áreas e aos valores institucionais de Colaboração, Orientação ao Cliente, Respeito, Inovação, Agilidade e Foco no Resultado. “A Propriedade Intelectual – fruto da inovação e da intensa colaboração entre as equipes do CPQD e parceiros – chancela a novidade e originalidade dos projetos realizados, e é essencial na consolidação do pioneirismo do CPQD em diferentes áreas tecnológicas, estratégicas para o país, tais como: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Conectividade (5G-Open RAN), Blockchain e Cibersegurança”, afirma Nanci Gardim, da Diretoria de Inovação.
De acordo com a colaboradora, trabalhar a Propriedade Intelectual de forma estratégica possibilita que os produtos e processos desenvolvidos no CPQD cheguem cada vez mais rápido ao mercado, por meio de processos de transferência de tecnologia mais eficientes e ágeis. “A Propriedade Intelectual consolida a originalidade do resultado que o CPQD entrega ao cliente, atendendo a requisitos técnicos específicos do produto e gerando inovação”, conclui Gardim.