CPQD recebe visita da Ebserh
A maior rede de hospitais públicos do Brasil busca parceria para a transformação digital na saúde pública
Na quinta-feira, dia 10 de março, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por indicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), fez uma visita ao CPQD para discutir um PPI (Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional), que auxilie a transformação digital na saúde pública do Brasil. O projeto teria como fim a otimização de recursos hospitalares e proporcionaria um atendimento integrado de ponta a ponta.
A Ebserh conta com 40 hospitais universitários federais sob a sua gestão, sendo, portanto, a maior rede de hospitais públicos do Brasil. Criada em 2011, como uma empresa vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh presta serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar e ambulatorial, e realiza o apoio ao ensino, à pesquisa e à formação de pessoas no campo da saúde pública.
A visita contou com a presença do Dr. Eduardo Coelho, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, e de Adriana Depieri, Chefe de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde da empresa. Eles puderam conhecer o portfólio de tecnologias, soluções e produtos do CPQD, além das instalações da Organização e do novo Complexo Laboratorial de Conectividade, ao lado do presidente Sebastião Sahão Junior e do time de Inovação do CPQD.
Para o Dr. Eduardo, a visita ao Centro foi fundamental para visualizarem as várias soluções tecnológicas de domínio do CPQD, as quais poderão ser aplicadas na rede pública, beneficiando a segurança dos pacientes, o registro de informações de saúde, automação de processos e, ainda, possibilitar o uso de técnicas de Inteligência Artificial para pesquisa em grande conjunto de dados. “A Ebserh, tem o maior banco de informações de doentes que são atendidos pelo SUS. Organizar e analisar esses dados poderá gerar conhecimento para o refinamento de diagnósticos e de tratamentos, os quais poderão ser efetuados com maior agilidade e precisão”, explica o médico.
Adriana Depieri, por sua vez, enfatiza que uma parceria entre a Ebserh e o CPQD abre caminhos para inovar e beneficiar a assistência oferecida pelos hospitais universitários, proporcionando a adoção de novas tecnologias e mudanças nos processos, estratégias, na cultura organizacional, no mindset, nos modelos de atendimento, modelos de negócios e na forma de interação dos profissionais com pacientes; além de facilitar o crescimento de oportunidades nos campos de ensino e pesquisa envolvendo saúde digital.
“Foi uma grata satisfação poder conhecer as instalações desse Centro de pesquisa de excelência. A Transformação Digital que procuramos é uma jornada de mudanças em que se busca aumento da eficiência, redução de tempos e de custos; sempre com muita segurança para os pacientes no âmbito da rede Ebserh”, ressalta Adriana.
O CPQD pretende se posicionar, cada vez mais, como parceiro de Inovação para a Saúde, uma vez que entende a importância das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para aperfeiçoar os processos no setor. “A área da saúde vê a tecnologia como aliada e o CPQD pode ajudar nessa demanda, alavancando todo o ecossistema de inovação no setor, proporcionando grandes impactos positivos no país e no mundo”, defende Maurício Casotti, da Diretoria de Inovação. Para o colaborador, parecerias entre o CPQD e a Ebserh são estratégicas para aprimorar a gestão hospitalar no âmbito digital.