Fale com o CPQD
6 de abril de 2023

Programa OpenRAN@Brasil convida comunidade acadêmica para contribuir com a iniciativa

Chamada pública nesse sentido foi o foco de um webinar do programa, que é conduzido pela RNP em parceria com o CPQD

O Programa OpenRAN@Brasil, que vem sendo conduzido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com o CPQD, realizou no dia 20 de março um webinar de apresentação da chamada pública voltada à comunidade acadêmica interessada em contribuir com essa iniciativa. Lançado em agosto de 2021, o programa conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como objetivo habilitar o desenvolvimento de aplicações inovadoras para redes de acesso abertas e desagregadas em rádio (RAN).

Na primeira e segunda fases do projeto – ambas em execução atualmente -, o foco é o desenvolvimento de software de controle e orquestração tanto dos recursos ópticos, IP e de rádio quanto dos recursos de nuvem necessários ao funcionamento fim-a-fim de uma rede 5G Open RAN. Também está prevista nesta fase a implantação de um testbed de rede privada 5G, com pontos de presença em Campinas (no CPQD) e no Rio de Janeiro (no PoP-RNP).

A chamada pública para o setor acadêmico, lançada no final de fevereiro, tem a finalidade de selecionar Grupos de Trabalho (GTs) para colaborar na evolução de funcionalidades e tecnologias do testbed OpenRAN@Brasil. Para isso, os pesquisadores interessados – vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas – devem submeter propostas aderentes aos eixos tecnológicos do projeto. São eles: Construção do testbed, Desenvolvimento em SDN e Orquestração de Recursos e Serviços.

Durante o webinar realizado em março, os interessados em participar do OpenRAN@Brasil tiveram a oportunidade de conhecer melhor o programa, a arquitetura do testbed, os eixos temáticos de interesse, bem como as regras para submissão de propostas e o cronograma da chamada pública. De acordo com o cronograma, o prazo para submissão de propostas termina em 28 de abril e a divulgação dos resultados está prevista para junho. Após a seleção dos GTs, a execução e implementação do projeto terá a duração de um ano.

O OpenRAN@Brasil faz parte do Programa Prioritário em Informática (PPI) Internet Avançada. Mais informações sobre o programa estão disponíveis em www.rnp.br/projetos/openranbrasil. A íntegra da chamada pública para o setor acadêmico encontra-se no link
Compartilhe
esta notícia:
vlibras