CPQD é premiado por sua atuação sustentável
No 16º Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/ Sanasa, a organização foi agraciada na categoria Empresas
03/04/2022
Por: Júlia Santos Sahão
No final de março, o CPQD foi um dos vencedores do 16º Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/Sanasa. As ações da organização com foco na sustentabilidade, bem como para a conservação do meio ambiente da região, foram contempladas pela premiação na categoria Empresas, com a classificação bronze.
Entre os 38 inscritos ao prêmio, a parceria entre o CPQD e o Pólis de Tecnologia se sobressaiu pelas aplicações para redução de consumo de água, reutilização de recursos pluviais, maior eficiência energética, reciclagem de materiais, tratamento de efluentes, um inventário de gases de efeito estufa, entre outras ações para a preservação da fauna, flora e dos recursos naturais. Um dos destaques é o reaproveitamento da água utilizada para resfriar o laboratório da área de ensaios climáticos (AEC), permitindo a economia de mais de um milhão de litros por mês.
Para Cristian Cunha, diretor de Relações Institucionais, a organização acredita na inovação como um caminho para um mundo mais sustentável. “Ao receber o prêmio, o CPQD agradece e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental aliada ao desenvolvimento tecnológico. Com as aplicações implementadas pela organização, multiplicamos o nosso impacto positivo no país. Isso faz parte da nossa missão”, afirma.
Os nove vencedores nas categorias Empresa, Poder Público e Voluntários tiveram suas iniciativas nas áreas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) premiadas. Todas foram destaque em reportagens do Correio Popular, ano passado.
De acordo com Rubens Maeda, gerente do Pólis de Tecnologia, o prêmio reconhece todo trabalho da organização direcionado à sustentabilidade ao longo dos anos; permitindo dar visibilidade aos impactos positivos frente aos clientes, parceiros, colaboradores e à sociedade. “Vamos continuar a pôr em prática outras ações similares que nos levaram a receber este prêmio. Ao mesmo tempo, buscaremos a melhoria contínua dos nossos processos, tendo como consequência o aprimoramento da capacidade de conservação e proteção do meio ambiente”, ressalta.
Além do diretor de Relações Institucionais, Cristian Cunha, e do gerente do Pólis de Tecnologia, Rubens Maeda, que representaram a organização no evento, estavam presentes autoridades municipais, o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e o presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni.