Evento de inovação BÜ Connect reúne mais de 300 pessoas no CPQD
Representantes de startups compareceram em peso à primeira edição do evento em Campinas, que também teve a participação de investidores e de empresas de tecnologia
A primeira edição em Campinas do evento BÜ Connect, que aconteceu no dia 18 de julho nas instalações do CPQD, foi um sucesso. Mais de 300 pessoas – das quais 250 representantes de startups – participaram desse evento de inovação voltado ao empreendedorismo, que reuniu também investidores e empresas de tecnologia em uma grande troca de experiências, de contatos e oportunidades de negócios.
Ricardo Souza, fundador e head trainer da Be You Education, e Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD – parceiros na realização do evento – deram as boas-vindas aos convidados. “O objetivo do BÜ Connect é fomentar os ecossistemas de inovação e estimular os negócios nas cidades onde acontece”, explicou Souza. “A participação em ecossistemas de empreendedorismo é uma das formas de atuação do CPQD para atingir seu propósito, que é fazer com que suas inovações cheguem ao mercado e à sociedade”, enfatizou Curado.
Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Campinas, também saudou os participantes, ressaltando a vocação da cidade para a inovação e o incentivo ao empreendedorismo. “Estamos muito felizes em receber este evento em Campinas, cidade que está completando 249 anos e que abriga 21 institutos de ciência e tecnologia e o HIDS, um hub voltado ao desenvolvimento sustentável”, afirmou. “Temos um marco para startups e estamos abertos para receber essas empresas na cidade”, acrescentou a secretária.
As iniciativas de empreendedorismo e de inovação aberta do CPQD, ao longo de quase 47 anos de história, foram apresentadas pelo gerente de desenvolvimento de negócios Fabricio Lira Figueiredo, que destacou a recente criação do Ventures CPQD – venture builder de base tecnológica que tem como objetivo desenvolver novos negócios e empresas, por meio da participação ativa em sua construção e evolução. Uma das primeiras startups selecionadas como parceira do Ventures CPQD, a Sintropica Capital Natural – que atua na área de agronegócio sustentável – também teve uma apresentação no evento.
Um dos destaques do BÜ Connect foi o painel De frente com os tubarões, no qual cinco startups apresentaram suas propostas de negócio a investidores. Três delas foram premiadas: Match IT, Mondi e Carro em Dados. Os prêmios consistem, principalmente, em imersão e mentorias – a primeira colocada receberá também um valor em dinheiro.