CPQD assina convênio de oficialização do BIOS
Centro de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial vai atuar nas áreas de saúde, agricultura e ciência de dados
Por: Júlia Santos Sahão
Neste mês, foi oficializada a parceria do Brazilian Institute of Data Science (BIOS), conduzida pela UNICAMP e que tem o CPQD como parceiro fundador, junto com FITec, Templo CC e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. No evento, as empresas parceiras assinaram o convênio que estabelece as condições para a execução do projeto, o qual terá como sede a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp e será liderado pelo pró-reitor de Pesquisa da Universidade, João Marcos Travassos Romano.
O BIOS é um dos seis centros de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial (IA) e ciência de dados do país, com foco na área da saúde – principalmente para diagnósticos médicos voltados à saúde da mulher -, e agricultura – de precisão e para otimização do uso de recursos agrícolas. Além disso, será criado o reBIOS, um repositório de dados para a saúde a partir do histórico médico de pacientes.
A iniciativa que é promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) irá reunir uma equipe multidisciplinar, com mais de 120 pesquisadores de diversas instituições, inclusive das parceiras fundadoras.
Para Sebastião Sahão Junior, presidente do CPQD, o BIOS vai contribuir para reduzir a desigualdade social, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade do planeta. “Estamos plantando uma semente hoje e, a partir de agora, vamos fazê-la germinar em dois setores altamente relevantes para o nosso país. Para isso, vamos usar o que há de mais abundante no mundo: os dados, transformando-os em inteligência”, afirma. Durante o evento, o presidente ainda complementou: “É uma inspiração estar aqui, ao lado de organizações tão relevantes para o Brasil, e permitindo que o CPQD cumpra sua missão”.
Além do presidente do CPQD, a cerimônia contou com a presença do reitor da UNICAMP, José de Almeida Meirelles; da coordenadora geral da universidade, Maria Luiza Moretti; do Diretor do BIOS, João Marcos Travassos Romano; do pesquisador da FITec e vice-diretor do BIOS, Jorge Moreira De Souza; de Edson Amaro Junior, Médico Neurologista e responsável pela Área de Big Data da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Herman Bessler, CEO Templo CC; entre outras autoridades.