CPQD recebe selo Empresa Amiga da Primeira Infância
Iniciativa valoriza organizações que adotam políticas de benefícios voltadas a famílias com crianças de zero a seis anos de idade.
Por: Júlia Santos Sahão
O CPQD recebeu da Prefeitura de Campinas o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância” em evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Plano Pela Primeira Infância Campineira (PIC). A iniciativa valoriza organizações que adotam políticas e práticas de benefícios destinadas a famílias com crianças de zero a seis anos de idade.
Para ser contemplada, a empresa precisaria atender pelo menos um de dez requisitos: licença maternidade de 180 dias e licença paternidade de 20 dias; auxílio-creche para dependentes de até 7 anos de idade ou disponibilização de berçário para crianças até 24 meses; plano de saúde familiar; acompanhamento diferenciado em casos de dependentes com deficiência; sala de coleta e apoio à amamentação; fraldários instalados nos banheiros; espaço recreativo e/ou literário destinado às crianças. A Prefeitura de Campinas atestou que o CPQD atende todas as exigências e ainda possui outras iniciativas de apoio à primeira infância.
De acordo com Jane Morales, diretora de Gestão de Pessoas do CPQD, o selo reconhece o compromisso da organização com o futuro e o bem-estar das famílias, além da importância de um olhar atento para o desafio de mães e pais em equilibrar a vida profissional com a criação dos filhos. “Estamos dedicados a criar um ambiente de trabalho que valorize a vida familiar, apoie o crescimento e desenvolvimento de todos. Para isso, temos diversas ações de suporte e investimos na formação de uma liderança cada vez mais humanizada, tornando o nosso ambiente de trabalho inclusivo”, afirma.
Para garantir a assistência e o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal, na licença maternidade e paternidade, no retorno ao trabalho e nos primeiros anos de vida dos pequenos, o CPQD conta com o Programa Cuidando do Futuro, criado em 2011. Além de contemplar ações que atendem aos requisitos para receber o selo da prefeitura, as diretrizes do programa incluem o acompanhamento da evolução da gestação, por meio de controles periódicos da pressão arterial, da frequência cardíaca e de ganho de peso, visando detectar precocemente eventuais fatores de risco; orientações sobre a importância do pré-natal, da amamentação e vacinação; esclarecimento de dúvidas referentes aos exames complementares solicitados pelos obstetras e encaminhamento para o curso de gestante da Unimed
No CPQD, pais de filhos adotivos e casais homoafetivos também têm direito aos mesmos períodos de licença maternidade e paternidade. Além disso, com a chegada do bebê, todas as famílias recebem o kit personalizado Cuidando do Futuro, com itens para uso do bebê e o livro “Acontecia enquanto eu nascia”. Já na volta às atividades profissionais, todas as mães têm a possibilidade de flexibilização de seus horários, assim como a possibilidade de optar pelo regime presencial, híbrido ou pelo remoto integral.
Para Regina Paron, do Serviço de Saúde do CPQD que conduz o Programa Cuidando de Mim, as ações criam uma relação de confiança, referência e apoio aos colaboradores. “Receber o selo é um sinal de que estamos no caminho certo. Buscamos sempre estimular o cuidado e atenção às famílias desde a gravidez até a infância das crianças, respeitando, ainda, as orientações da Organização Mundial da Saúde”, conclui.