CPQD realizou o “Tech com elas: Transformando o futuro em realidade”
O evento reuniu alunas de escolas públicas para incentivo à carreira na área de ciência e tecnologia
Por: Júlia Santos Sahão
O CPQD recebeu as alunas do 8º, 9º e Ensino Médio da Escola Municipal Lourenço Bellocchio e da ONG Casa Hacker, de Sumaré, para o “Tech com elas: Transformando o futuro em realidade”, evento com apoio da Prefeitura de Campinas e da União Internacional das Telecomunicações, em parceria com a Trópico, Padtec e o Campinas Tech.
Na abertura, a diretora de Gestão de Pessoas do CPQD, Jane Ellen Morales, reforçou a importância de as meninas acreditarem no sonho de trabalhar na área: “Em 1997, eu estava sentada neste auditório, como vocês, em uma excursão escolar para conhecer o CPQD. Nesse dia, eu me apaixonei por tecnologia e decidi que queria trabalhar aqui. Eu acreditei nesse sonho, me empenhei, aproveitei todas as oportunidades e, agora, estou há 20 anos na organização”.
Em seguida, o evento contou com um painel sobre as oportunidades e desafios do dia a dia na área de ciência e tecnologia. Carine Mineto, Cíntia Alves (Teduc), Daniela Pinheiro, Fátima Rosolem, Ingrid Barbosa, Ingridi Rodrigues, Isabela Marçal (Padtec), Juliana Silva (Trópico), Naomi Nagamine e Raquel Bosnardo (Padtec) compartilharam momentos decisivos de suas trajetórias, a importância da presença feminina na área, bem como do aprendizado contínuo. As profissionais também evidenciaram como conciliar a vida profissional, pessoal e a maternidade, além da necessidade da atuação de mulheres de outras áreas do conhecimento como suporte para que a inovação aconteça no país.
Para Adriana Spinola, da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do CPQD e uma das idealizadoras do evento, a iniciativa representa uma ação concreta da organização no estímulo à entrada de mais mulheres no mundo da tecnologia. “As jovens meninas tiveram contato com ricas histórias de pesquisadoras, colaboradoras e gestoras executivas do CPQD e das organizações parceiras. Vivenciei o despertar do interesse de muitas delas, que começaram ou fortaleceram a crença de que, sim, é possível seguir uma carreira profissional na área de tecnologia. Ações como esta, quando somadas a outras iniciativas, contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta.
Durante o evento, as meninas também participaram de dinâmica para terem maior clareza sobre o que desejam para o futuro, conheceram algumas iniciativas e representantes das organizações parceiras, além de visitarem alguns espaços onde a inovação acontece no CPQD, como o novo Núcleo de Evolução Tecnológica.