Finep realiza no CPQD seu 2.º Encontro de Parceiros Inovacred
Evento reuniu executivos e representantes de mais de 20 instituições parceiras desse programa da Finep, que tiveram também a oportunidade de conhecer o CPQD
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O CPQD foi anfitrião do 2.º Encontro de Parceiros Inovacred, promovido pela Finep nos dias 26 e 27 de março. O evento reuniu executivos e representantes de mais de 20 instituições parceiras do programa de crédito descentralizado da Finep, que operam financiamentos à inovação voltados prioritariamente a micro, pequenas e médias empresas, nos estados brasileiros. O objetivo do encontro foi promover a integração dos parceiros, além de apresentar resultados, estratégias e casos de sucesso.
Na palestra de abertura do evento, Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, falou sobre a nova política industrial brasileira, anunciada no início deste ano, que tem como foco central o desenvolvimento tecnológico e a inovação do setor. E detalhou a participação da Finep no programa de incentivo à nova indústria, que tem o crédito financeiro entre os principais instrumentos – além da melhoria do ambiente de negócios e do uso do poder de compras públicas.
Já o superintendente de Inovação Newton Hamatsu destacou o Programa Finep Inovacred como uma das opções de fomento à nova política industrial do país. Segundo ele, esse programa apoiou mais de 600 projetos em 2023 e a expectativa é ampliar esse número significativamente neste ano.
Gustavo Barcelos, gerente de Operações de Crédito Descentralizadas, apresentou novidades e atualizações promovidas pela Finep, como a simplificação de processos relacionados a iniciativas alinhadas à Nova Indústria Brasil e um novo programa direcionado a uma das missões dessa política – com foco em bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energéticas. A programação do primeiro dia do encontro incluiu ainda as apresentações de dois cases de sucesso do Inovacred pelos parceiros da Finep: Piauí Fomento, que atua no apoio ao ecossistema de inovação desse estado, e o BANDES – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo.
No dia 27/03, o ponto alto do evento foi a entrega do Prêmio Finep Inovacred 2024 aos agentes financeiros que se destacaram pelo apoio a projetos inovadores e impactantes. A premiação contemplou parceiros da Finep em quatro categorias: Maior grau de inovação, Maior impacto ambiental, Maior impacto social e Maior volume de financiamento.
Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, encerrou a programação com uma apresentação sobre a organização, em que destacou o compromisso com a inovação aberta como forma de fomentar os ecossistemas de inovação em diversas áreas. Curado ressaltou a infraestrutura laboratorial do CPQD, que dá suporte a uma série de serviços bem como a projetos relevantes desenvolvidos na organização, e apresentou alguns projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, envolvendo competências tecnológicas distintas – como conectividade, Inteligência Artificial, IoT, sensoriamento óptico, blockchain e mobilidade elétrica.
“A base tecnológica do CPQD vem de projetos estruturantes e muitos deles não existiriam sem o apoio fundamental da Finep”, concluiu Curado. Após a palestra, os parceiros e convidados da Finep tiveram a oportunidade de visitar o Complexo Laboratorial de Conectividade e o novo Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD.