Programa Open RAN Journey abre inscrições para nova turma do curso de formação básica nessa tecnologia
Profissionais interessados no curso Desvendando o Open RAN podem se inscrever até o dia 13 de outubro; aulas terão início no dia 28 do mesmo mês
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O programa Open RAN Journey, conduzido pelo Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN, está com as inscrições abertas para uma nova turma do curso de formação básica “Desvendando o Open RAN: o futuro das redes móveis”. Oferecido em parceria com a TIP Academy, o curso tem 38 horas de duração, distribuídas entre aulas teóricas – ministradas no modelo EAD, em horários flexíveis -, mentoria pela equipe do CPQD e um módulo sobre Empreendedorismo Tecnológico.
As inscrições para a nova turma, que terá 50 vagas disponíveis, podem ser feitas até o dia 13 de outubro pelo link https://materiais.cpqd.com.br/programa_open_ran_journey. A divulgação da lista de candidatos selecionados está prevista para o dia 21/10 e o curso terá início no dia 28/10, com duração até 1.º de dezembro.
O objetivo do programa Open RAN Journey é promover a capacitação de profissionais nessa tecnologia. Seu público alvo são profissionais de empresas integradoras, operadoras de telecomunicações, pesquisadores e, também, estudantes universitários que tenham formação nas áreas de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia de Software e áreas afins.
Lançado em agosto, o programa recebeu mais de 200 inscrições de interessados em participar da primeira turma do curso “Desvendando o Open RAN” – que teve início no dia 2 de setembro, com 50 alunos. Para atender ao grande número de inscritos, foi aberta uma segunda turma do curso, com 60 alunos, que começou no dia 30 de setembro. Nessa data, o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN também abriu as inscrições para a terceira turma desse curso de formação básica.
O curso Desvendando o Open RAN foi desenvolvido com base nas necessidades básicas de capacitação identificadas pelo CPQD junto a esse ecossistema, visando preparar os alunos para os níveis intermediário e avançado. As aulas teóricas, ministradas pela TIP Academy, abordam questões como padronização e iniciativas em Open RAN, casos de uso, interfaces abertas, funcionalidades de Inteligência Artificial e machine learning na arquitetura Open RAN, o RIC (Controlador Inteligente de Rádio), entre outras. A mentoria, pela equipe do CPQD, tem como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido no curso teórico, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências e esclarecimento de dúvidas.
Mais informações estão disponíveis no Regulamento do Programa Open RAN Journey, em https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F2386%2F1722262613Regulamento_cursos_OPEN_RAN.pdf