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23 de janeiro de 2020

CPQD desenvolve solução de identidade digital descentralizada para o sistema financeiro brasileiro

O conceito de identidade digital descentralizada – ou autossoberana – é a base de uma solução inovadora desenvolvida pelo CPQD dentro do LIFT – Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, uma iniciativa colaborativa e virtual coordenada pelo Banco Central. A prova de conceito (PoC) da nova solução, que recebeu o nome de FinID – Sistema de Identidade Digital Descentralizada, foi concluída em novembro e o relatório final do trabalho será publicado em março – quando serão apresentadas as inovações criadas na segunda edição do LIFT, realizada ao longo de 2019.

José Reynaldo Formigoni, gestor de Soluções Blockchain do CPQD, explica que, de acordo com esse conceito, o próprio dono (holder) da identidade digital é o responsável pelo controle e gestão dos seus dados, o que é compatível com a Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor em agosto. “A identidade digital descentralizada é composta por várias credenciais eletrônicas emitidas por diferentes identificadores participantes (também chamados de agentes) que fazem parte de uma rede blockchain”, acrescenta.

Ele revela que o conceito já vem sendo adotado em vários países e que está em discussão, em diversas organizações globais, a padronização do modelo de identidade digital descentralizada. “No Brasil, a intenção é utilizar esse conceito em outros projetos coordenados pelo Banco Central, como o de open banking, por exemplo, que envolve a troca de informações sobre usuários entre os bancos e a nova plataforma de pagamentos instantâneos. O FinID viabiliza a implantação desses projetos, uma vez que dá ao usuário o controle e a gestão do acesso aos seus dados”, enfatiza Formigoni.

Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD, lembra que o conceito de identidade digital descentralizada foi criado para criar uma camada de identidade segura de pessoas (físicas e jurídicas) e coisas na internet. “No sistema atual, o usuário tem uma identidade digital para cada instituição financeira com a qual tem relacionamento”, observa Marino. “Mesmo com o advento do onboarding digital, que permite ao próprio usuário fazer seu cadastro online em uma fintech, os dados e identificadores que compõem sua identidade digital ficam armazenados na instituição financeira.”

Com a identidade digital descentralizada, essa credencial (formada pelos dados pessoais e os diversos identificadores) fica de posse do usuário, que pode apresentá-la a outras instituições financeiras com as quais não se relaciona mas que têm uma oferta do seu interesse. “Funciona como um passaporte que ele pode usar em vários bancos. Todos os identificadores (equivalentes aos vistos e carimbos do passaporte) vão sendo somados e armazenados nessa credencial”, compara Marino.

Com a identidade digital descentralizada, essa credencial (formada pelos dados pessoais e os diversos identificadores) fica de posse do usuário, que pode apresentá-la a outras instituições financeiras com as quais não se relaciona, mas que têm uma oferta do seu interesse. “Funciona como um passaporte que ele pode usar em vários bancos. Todos os identificadores (equivalentes aos vistos e carimbos do passaporte) vão sendo somados e armazenados nessa credencial”, compara Marino.

Entre as vantagens, ele destaca a redução da burocracia, a facilidade de atualização das informações (que só precisa ser feita em um lugar) e, principalmente, a autonomia e a flexibilidade para o usuário, que pode utilizar serviços e aproveitar as ofertas de diferentes instituições financeiras sem necessidade de se tornar correntista. “Para os bancos, a credencial traz informações que permitem conhecer melhor o cliente e, assim, oferecer a ele produtos personalizados”, conclui Marino.

Além de apresentar a ideia, o CPQD desenvolveu toda a tecnologia do FinID – que inclui a infraestrutura de simuladores de bancos, o aplicativo e os sites de demonstração para a PoC. O relatório final do trabalho, com mais de 70 páginas, já entregue ao Banco Central, descreve cada uma das funcionalidades do sistema e apresenta suas principais contribuições ao sistema financeiro brasileiro. Durante o desenvolvimento da PoC, o CPQD contou com apoio de um grupo de profissionais formado por especialistas do Banco Central e da R3 Corda, como parceira tecnológica – o que foi fundamental para que a solução fosse criada de modo compatível para integração ao framework Corda, que é o protocolo DLT mais utilizado pelo setor financeiro atualmente.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

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