Algar Venture Builder firma parceria estratégica com CPQD
Anunciado durante celebração do primeiro ano de operações da unidade de novos negócios do Grupo Algar, o acordo prevê a realização de diversas iniciativas e projetos em conjunto
Por: Rosa Sposito/Pimenta Comunicação
Fomentar o desenvolvimento de startups de base tecnológica é o principal objetivo da parceria firmada entre o CPQD e a Algar Telecom Venture Builder, unidade de novos negócios do Grupo Algar. O acordo, que prevê a realização de diversas iniciativas e projetos em conjunto, foi anunciado durante evento realizado em São Paulo, no dia 25 de setembro, para celebrar o primeiro ano de operações da Algar Telecom Venture Builder – que já conta com seis startups parceiras em seu portfólio.
Para Wellington Borel, CEO da Algar Telecom Venture Builder, os resultados obtidos refletem uma busca constante por colaborações de longo prazo para alimentar o ecossistema. “Ao completarmos um ano, iniciamos uma nova fase com a chegada do CPQD, que representa um passo estratégico para fortalecer ainda mais nosso compromisso com a inovação e para impulsionar o crescimento de startups que estão moldando o futuro dos setores de telecomunicações e tecnologia da informação”, ressalta Borel.
Em sua apresentação no evento, o diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD Paulo Curado enfatizou que a parceria está alinhada à estratégia de inovação aberta da organização, que inclui o desenvolvimento de startups e de novos negócios. “Com esse objetivo, lançamos em maio o Ventures CPQD, venture builder de base tecnológica que já conta com 18 startups alinhadas às quatro Teses de Inovação que orientam os investimentos: Agronegócio sustentável, Saúde acessível a todos, Indústria do futuro e Energia mais limpa”, ressaltou Curado. “Acreditamos que a parceria com a Algar Venture Builder contribuirá para reforçar ainda mais as iniciativas de apoio ao empreendedorismo conduzidas pelo CPQD, há vários anos. E também para fortalecer a posição das duas instituições no ecossistema brasileiro de inovação aberta”, completou o diretor.
A Algar Venture Builder foi criada em abril de 2022 com o objetivo estratégico de consolidar o posicionamento da Algar Telecom no ecossistema de startups, apoiando o crescimento dessas empresas, potencializando a geração de novos negócios e alavancando soluções digitais. No primeiro ano de operações, foram prospectadas mais de 450 startups, das quais mais de 130 foram avaliadas pelo comitê de seleção, culminando na seleção de mais de 30 para participação no evento de networking da empresa.
Já o Ventures CPQD tem como foco o desenvolvimento de novos negócios e startups por meio da participação ativa em sua construção e evolução, até alcançarem os retornos esperados, acelerando os processos de amadurecimento e de alavancagem. O Ventures CPQD opera com base em um modelo de coinvestimento, que combina aportes de recursos não financeiros e reembolsáveis, viabilizados pelo CPQD, e aportes de investidores privados, em uma jornada completa de parceria tecnológica e de negócios com as startups. A escolha das startups e oportunidades de investimento segue parâmetros e critérios estruturados em Teses de Inovação, que buscam não só o retorno financeiro mas também os impactos na sociedade.