Blockchain e conectividade estão no foco da participação do CPQD em eventos do SBRC
Organização marca presença no Workshop RNP e Workshop Blockchain, que integram a programação do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O CPQD está presente no 42.º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC), que acontece nesta semana – entre os dias 20 e 24 de maio -, em Niterói, Rio de Janeiro. Com foco em blockchain, identidade digital descentralizada e conectividade, a organização participa de dois eventos que integram a programação do SBRC: o 25.º Workshop RNP (WRNP 2024), realizado nos dias 20 e 21, em formato híbrido, e o VII Workshop Blockchain, que acontece na sexta-feira, 24.
No Workshop da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Fernando Marino, da Gerência de Soluções e Produtos Blockchain do CPQD, fez uma apresentação sobre o Desafio IDD: Identidade Digital Descentralizada. Uma aplicação baseada em identidade digital descentralizada – e na carteira Sou ID – foi desenvolvida pelo CPQD especificamente para uso no Desafio IDD: ao passar por um estande, o visitante recebe na carteira digital uma credencial verificável e, ao final do evento, pode concorrer a uma premiação.
Já a pesquisadora Silvia Marion, que atua na mesma área, participou da apresentação sobre o Projeto Ilíada, em conjunto com a RNP. Implantado no país a partir de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a RNP, o CPQD e a Softex, o projeto prevê a criação de um observatório nacional para monitorar iniciativas de desenvolvimento e adoção da tecnologia blockchain em setores como academia, governo e indústria. Além disso, irá implantar um laboratório para a experimentação (testbed) em blockchain, com capacidade de permitir a criação sob demanda de redes blockchain baseadas em diferentes frameworks de desenvolvimento, para o uso de pesquisadores de universidades e empresas.
Na área de conectividade, o destaque foi a tecnologia Open RAN – em particular, o Programa OpenRAN@Brasil, conduzido pela RNP em parceria com o CPQD. Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções de Conectividade do CPQD, e especialistas da RNP participaram de painel que abordou o tema Testbeds como mecanismo de desenvolvimento tecnológico em TICs. No estande da RNP, a equipe do CPQD realizou demonstrações de resultados obtidos na primeira fase do Programa OpenRAN@Brasil – incluindo uma pilha Open RAN funcional com orquestrador e aplicação 5G.
Além disso, no Workshop Blockchain: Teoria, Tecnologia e Aplicações (WBlockchain 2024), que acontece no dia 24, serão apresentados dois artigos técnicos elaborados com a participação de especialistas da área de Soluções e Produtos Blockchain do CPQD. Um deles, com o título “Soluções de Monitoramento de Redes Blockchain: Uma revisão sistemática da literatura”, foi elaborado em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem entre os autores Jeffson Sousa, Elder Bruno Evaristo Correa e José Reynaldo Formigoni, que atuam no CPQD. O outro artigo, chamado “MinIndy: Um Framework para automatizar a implantação e o gerenciamento de redes Blockchain Hyperledger Indy”, também tem a participação de Jeffson Sousa e Elder Bruno Evaristo Correa.