Campanha de vacinação imuniza colaboradores e arrecada doações para famílias vulneráveis de Campinas
Um cuidado importante com a saúde combinado com uma ação que irá levar solidariedade, amor e esperança a várias famílias socialmente vulneráveis de Campinas. Essa foi a proposta da campanha de Vacinação contra Gripe do CPQD neste ano, que aconteceu nos dias 11 e 12 de abril.
Realizada no sistema de drive thru, a vacinação foi aberta – pela primeira vez – também aos dependentes dos colaboradores e estagiários da organização, permitindo que eles pudessem estender aos seus familiares esse cuidado fundamental para a preservação da saúde. Durante os dois dias da campanha, foram ministradas vacinas do tipo quadrivalente (que protege contra quatro cepas do vírus Influenza) em 519 colaboradores e 172 dependentes – principalmente cônjuges e filhos, que tiveram suas doses custeadas pelo colaborador.
“Recebemos vários elogios pela dinâmica da logística de vacinação, que foi realizada por quatro profissionais de enfermagem da Clínica de Vacinas Santa Clara”, ressalta a enfermeira Regina Paron, do Serviço de Saúde do CPQD. “Dessa forma, não houve filas e os colaboradores contaram com a facilidade de vacinar toda a família em um lugar só”, acrescenta.
Regina destaca ainda o cuidado especial da equipe na aplicação da vacina em crianças. “Os profissionais da clínica utilizaram um artifício para distrair e reduzir a ansiedade das crianças de modo que elas não sentissem a picada. Com isso, a maioria não chorou”, explica.
A colaboradora Eliane Moura, da Diretoria de Gestão Corporativa e de Pessoas, confirma o atendimento atencioso recebido da equipe responsável pela vacinação. “Tenho uma filha de 5 anos e esses momentos são muito desafiadores para ela. Mas recebemos todo apoio necessário dos profissionais, que nos levaram para um espaço reservado onde minha filha pudesse se sentir mais segura. Com muita paciência e empatia, a enfermeira conduziu a situação de modo a tornar esse momento menos estressante para ela”, conta Eliane, que também elogiou a organização e a segurança do ambiente de vacinação.
Além de participar desse ato de amor e de cuidado com a saúde, os colaboradores que foram até o CPQD para receber a vacina também tiveram a oportunidade de contribuir com uma ação social, doando alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, que foram entregues à Fundação FEAC.
No total, as doações somaram 820 quilos de alimentos e produtos de higiene, que foram retirados no Pólis pelo Grupo Primavera – que integra a rede do projeto Mobiliza Campinas.
Além disso, o CPQD doou mais 283 cestas básicas, somando mais de 5 toneladas, e uma quantia em dinheiro que foi transformada em cartões de alimentação do Mobiliza Campinas. É o terceiro ano que a organização contribui com esse movimento, que em 2022 tem como meta atender 6.670 famílias, por meio de parcerias com mais de cem organizações da sociedade civil do município.
Segundo a FEAC, a rede do Mobiliza Campinas está sendo utilizada para fazer a distribuição dos produtos doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social que vêm sendo atendidas por esse projeto – 89,4% com uma renda familiar inferior a um salário mínimo. Nos anos de 2020 e 2021, a campanha arrecadou um total de R$ 9,6 milhões, que permitiram emitir 13.202 cartões e beneficiar 53.724 pessoas. Neste ano, as doações já atingiram R$ 260 mil, sendo que para cada um real doado a FEAC doa mais um. Quem quiser contribuir com essa campanha pode obter mais informações no site https://feac.org.br/