CPQD adota novas modalidades de trabalho a partir de julho
Colaboradores que optaram pelo trabalho presencial ou híbrido tiveram recepção de boas-vindas na primeira semana do mês
Por Rosa Sposito – Pimenta Comunicação
Na primeira semana deste mês de julho, o CPQD deu as boas-vindas aos colaboradores que, depois de mais de dois anos de home office, escolheram voltar ao trabalho presencial – integral ou na modalidade híbrida. As novas modalidades de trabalho entraram em vigor no dia 4 de julho, quando a organização colocou em prática o seu plano de retorno, elaborado com base em um cenário mais controlado e de tendência positiva em relação à pandemia.
Atento ao bem-estar dos colaboradores, o CPQD deu a cada um a oportunidade de escolher como irá trabalhar, dentre quatro modalidades oferecidas: presencial, remoto híbrido, remoto integral e alocado no cliente. “No caso da modalidade híbrida, o colaborador só precisa informar quantos dias da semana estará no CPQD”, explica Adriana Camargo, da área de Gestão de Pessoas. “E, no caso do remoto integral, existe a possibilidade de o colaborador trabalhar no CPQD eventualmente”, acrescenta.
Quem optou pelas modalidades presencial ou híbrida teve uma recepção especial na semana de 4 a 8 de julho. Todos foram convidados a ir até o hall de entrada, no prédio 2, para receber um kit de boas-vindas. “Aproveitamos também para fazer a troca dos crachás de acesso aos prédios”, conta Adriana. Segundo ela, cerca de 300 pessoas passaram pela recepção nessa primeira semana de julho.
Antes do retorno, todos os colaboradores receberam um e-mail do RH com algumas orientações básicas do Serviço de Saúde e da área de Gestão de TIC do CPQD e, ainda, com informações do Pólis de Tecnologia sobre ônibus fretados, estacionamento, restaurantes e lanchonetes e o funcionamento dos postos de trabalho – especialmente no prédio 4, que teve sua revitalização concluída durante a pandemia. Todos os ambientes foram preparados para atender às recomendações da área de saúde, como a necessidade de distanciamento físico entre as pessoas, e também à nova realidade de coexistência de diferentes modalidades de trabalho na organização – o que inclui, por exemplo, a realização de reuniões híbridas.
Os cuidados com o bem-estar e a saúde dos colaboradores tiveram um peso importante na preparação para o retorno ao trabalho presencial. O prédio 4, por exemplo, ganhou dois espaços diferenciados com esse foco: a sala Cuidando de Mim, para meditação, e o Espaço Cuidando do Futuro, ambiente reservado e aconchegante onde as mães lactantes podem fazer a retirada do leite e guardá-lo na geladeira.
Atualmente, o CPQD conta com mais de 900 colaboradores e estagiários, espalhados por 22 estados brasileiros. Desse total, 360 já fizeram a opção pela modalidade de trabalho híbrido, 324 pelo remoto integral, 71 pelo presencial e 27 são alocados em clientes. As práticas de gestão do CPQD estão em evolução: estamos vivendo um novo ciclo, que trará aprendizados para toda a nossa organização!
Para ver como foi o retorno dos colaboradores ao trabalho no espaço físico do CPQD, assista ao vídeo disponível em https://youtu.be/LcI7HlAR3jA