Fale com o CPQD
18 de maio de 2022

CPQD apresenta trabalhos em conferência internacional na área de tecnologias ópticas

O CPQD teve dois artigos aceitos para apresentação na Optical Wireless and Fiber Power Transmission Conference (OWPT), conferência internacional sobre transmissão de energia por fibra óptica e transmissão óptica sem fio, que aconteceu em abril, em formato híbrido – online e presencial, no Japão. O evento é uma das conferências do Congresso Internacional Optics & Photonics (OPIC 2022) e tem como objetivo proporcionar um fórum para a atualização e revisão de informações científicas e técnicas nessas áreas, cobrindo os mais diversos aspectos – da pesquisa fundamental a sistemas e aplicações.

Os artigos apresentados na OWPT foram elaborados por pesquisadores da área de Sensoriamento Óptico do CPQD, em parceria com especialistas de outras organizações. Um deles, com o título Hollow-core photonic crystal fibers as platforms for Power-over-Fiber applications, tem como autores João Batista Rosolem e Fábio Bassan, do CPQD, Jonas Henrique Osório e Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, ambos do Instituto de Física da Unicamp, Foued Amrani, Frédéric Gérôme e Fetah Benabid, do Instituto XLIM da Universidade de Limoges, na França.

“Esse artigo relata um experimento de uso de fibra óptica do tipo hollow-core (núcleo vazio) em aplicações de transmissão de energia pela fibra, ou power-over-fiber”, explica Rosolem. “Uma fibra desse tipo foi usada para fornecer energia de 976nm em um conversor fotovoltaico e acionar um circuito elétrico. Acreditamos que esse é o primeiro passo para a utilização de fibras de núcleo vazio como plataforma para novos sistemas power-over-fiber”, acrescenta.

O outro trabalho trata do desenvolvimento de um cabo com fibra óptica especial para uso em power-over-fiber (PoF) e é resultado de uma parceria entre o CPQD e o grupo Prysmian. Com o título Demonstration of a Graded Index Optical Fiber Cable for kilometer-scale PoF Applications, o artigo foi elaborado por João Batista Rosolem e Claudio Floridia, do CPQD, e João Carlos Vieira da Silva, da Prysmian, que relatam os testes experimentais realizados em ambiente externo para mostrar a viabilidade de transmitir alta potência a 808 nm, em enlace de 1,6 quilômetro, usando fibra multimodo de índice graduado.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras