Fale com o CPQD
18 de maio de 2022

CPQD combina componentes de IA e IoT em nova plataforma de Inteligência de Dados

Desenvolver uma plataforma computacional de Inteligência de Dados, de código aberto, baseada na integração de componentes de software open source de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Esse é o objetivo do projeto que vem sendo conduzido no CPQD com o apoio do Programa Prioritário de Inovação gerido pela Softex (PPI Softex) e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei n.º 8.248, de 23/10/1991.

“A nova plataforma está sendo criada a partir da integração de componentes IoT e IA já desenvolvidos pelo CPQD, para as plataformas dojot e PlatIA”, explica Adilson Batistel, que atua na área de Gestão de Projetos. “Além disso, estamos desenvolvendo novas capacidades de simulação e decisão autônoma, bem como componentes de IA utilizando síntese de fala com expressividade e processamento de linguagem natural para aplicações nas áreas prioritárias”, acrescenta.

Assinado em abril de 2021, o convênio referente ao projeto tem duração de 14 meses e, atualmente, está em fase de execução de três provas de conceito (PoCs) nas duas áreas consideradas prioritárias: indústria e saúde. Na área de indústria, uma das PoCs vem sendo conduzida em parceria com a startup UVCtec, com o objetivo de desenvolver uma nova geração de equipamentos para desinfecção de ambientes como hospitais e clínicas utilizando a tecnologia de radiação ultravioleta (UV). Outra prova de conceito nessa área está sendo executada em parceria com o Senai, com foco no uso da tecnologia de visão computacional no monitoramento do processo de fermentação alcoólica.

Na área de saúde, a PoC está sendo conduzida com o IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. O objetivo é desenvolver um algoritmo capaz de auxiliar no diagnóstico de pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), utilizando parâmetros de discurso narrativo, tanto sob o aspecto visual (com gráficos) como de Inteligência Artificial e estatística.

O projeto é fruto do Convênio nº0200-04/2021/PlataformaInteligênciadeDados, firmado entre o CPQD e a Softex.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras