CPQD e Secretaria de Governo Digital firmam acordo de cooperação para uso de identidade digital descentralizada no acesso a serviços públicos
Acordo prevê a realização de um piloto com grupo de usuários cadastrados no portal GOV.BR, pelo qual essa Secretaria do governo federal é responsável
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
Avaliar as possibilidades de uso da tecnologia de identidade digital descentralizada nos serviços de governo digital disponíveis no país. Esse é o objetivo do acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre o CPQD e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI).
Com dois anos de vigência, o acordo prevê a realização de um piloto com usuários de uma unidade específica da administração federal – que ainda será definida. “A intenção é utilizar identidade digital descentralizada para dar mais segurança e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao portal GOV.BR pelo usuário, que não precisará mais digitar seu login e senha. Além disso, a tecnologia viabiliza a emissão e a verificação de dados autenticados de forma segura, no formato de uma credencial verificável”, explica Fernando Marino, gerente de Soluções Blockchain do CPQD.
O GOV.BR – pelo qual a SGD/MGI é responsável – é o principal portal de acesso a serviços de governo digital do Brasil. Atualmente, possui 160 milhões de usuários cadastrados e mais de 4.400 serviços digitais disponíveis – entre eles, a nova Carteira de Identidade Nacional.
Marino conta que o CPQD já realizou provas de conceito, em parceria com a SGD/MGI, visando avaliar o uso de credenciais verificáveis para acesso ao portal GOV.BR. “O objetivo agora é evoluir para um piloto com usuários de uma área específica, que poderão acessar o portal com sua credencial verificável, de forma mais fácil e segura. Outra vantagem é que essa credencial poderá ser reutilizada para acesso a outros serviços de governo, ou mesmo do setor privado”, acrescenta.