Fale com o CPQD
17 de abril de 2024

CPQD integra grupo de trabalho do CNCiber responsável pela atualização da Estratégia Nacional de Cibersegurança

Definição dos grupos de trabalho temáticos aconteceu na primeira reunião do Comitê, instalado oficialmente no dia 20 de março

Rosa Sposito/Pimenta comunicação

A cerimônia de instalação do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), criado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, aconteceu no dia 20 de março, em Brasília – quando também foi realizada a primeira reunião desse comitê, que tem o CPQD entre os seus membros. A organização é uma das três instituições científicas, tecnológicas e de inovação com representação no CNCiber, que inclui ainda representantes de ministérios e outros órgãos ligados ao governo, de entidades da sociedade civil e do setor empresarial.

Na primeira reunião, foram definidos três Grupos de Trabalho Temáticos do CNCiber. Sérgio Ribeiro, que atua na área de segurança cibernética do CPQD desde 2004 e é o representante da organização no novo comitê, faz parte do grupo de trabalho responsável pela atualização e aprimoramento da Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber). Os outros dois grupos têm como foco a elaboração de uma proposta de criação de um órgão de governança da cibersegurança nacional – responsável por sua regulação, fiscalização e controle – e a definição de parâmetros de atuação do Brasil nos diferentes organismos internacionais de segurança cibernética.

Segundo o ministro Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Gabinete de Segurança Institucional, a primeira geração da Estratégia Nacional de Cibersegurança, de 2020, careceu de uma política que a orientasse, estando já desalinhada em relação a estratégias de outros países. Seu aprimoramento é atribuição do grupo de trabalho integrado por Sérgio Ribeiro.

“É importante observar que o processo de revisão deve avaliar cuidadosamente não só os desafios atuais, mas também as tendências e ameaças emergentes no cenário cibernético global”, observa Sérgio. “Além disso, é preciso garantir que nossa estratégia seja flexível o suficiente para adaptar-se a mudanças rápidas e contínuas no ambiente digital”, acrescenta o especialista do CPQD.

O Comitê Nacional de Cibersegurança foi instituído pelo Decreto n.º 11.856, de 26 de dezembro de 2023, juntamente com a Política Nacional de Cibersegurança. Os membros do comitê, titulares e suplentes, foram nomeados em fevereiro deste ano, por meio de portaria do Gabinete de Segurança Institucional, para um mandato de três anos.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras