CPQD lança a segunda edição do seu Programa de Residência Tecnológica
Nesta edição, que tem como parceiras a PUC-Paraná e a FIAP, estão sendo oferecidas capacitações nas áreas de IA, IoT, Edge Computing e Segurança Cibernética
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
A segunda edição do Programa de Residência Tecnológica do CPQD, conduzido em parceria com a Softex e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já está começando. O objetivo é capacitar – gratuitamente – profissionais, pesquisadores e estudantes universitários interessados em atuar nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Edge Computing e Segurança Cibernética.
Nesta edição, o CPQD tem como instituições parceiras para a fase teórica a PUC-Paraná e a FIAP, que irão ministrar os cursos em formato online. A PUC-Paraná ficará responsável por dois cursos – Controladores Lógicos Programáveis Virtualizados e Criptografia Aplicada e Tecnologias Blockchain (ambos com carga horária de 120h) -, enquanto a FIAP irá ministrar os cursos Redes Privativas (72h) e Sistemas Embarcados com Aplicações de Cloud, Edge Computing, IA e IoT (carga horária de 176h). São 80 vagas em cada um desses cursos, num total de 320 vagas para a fase teórica.
As aulas estão começando neste mês de março (desde o dia 18) e irão até julho. Os alunos selecionados após o término dessa etapa passarão para a fase prática, que será desenvolvida no CPQD a partir de agosto, com duração até março de 2026. Para essa fase, serão selecionados 20 alunos por curso, sendo 80 residentes no CPQD, de acordo com o desempenho obtido na etapa teórica. Esses estudantes atuarão 20 horas por semana em projetos reais desenvolvidos na organização, recebendo uma bolsa no valor de R$ 1.725,00.