CPQD marca presença em eventos do ecossistema de inovação brasileiro
Open RAN, IA e IoT, o projeto SemeAr e o Hub Techoá foram alguns dos temas abordados por especialistas da organização nesses eventos
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
As tecnologias, soluções e projetos desenvolvidos no CPQD foram apresentados em vários eventos recentes do ecossistema de inovação para os quais a organização foi convidada. Atores desse ecossistema também tiveram a oportunidade de conhecer algumas das inovações do CPQD durante diversas visitas às nossas instalações, em Campinas.
Em outubro, especialistas do CPQD participaram do 9.º Congresso do Fórum Brasileiro de IoT – LABCIoT 2024, realizado em formato híbrido – com atividades presenciais no Inova USP, na Cidade Universitária de São Paulo. Foram três dias de congresso, que teve uma programação variada baseada no tema Aplicações de IoT na Vida Real.
Norberto Alves Ferreira, gerente de Soluções em IA e IoT, falou sobre a importância da convergência dessas duas tecnologias no painel “Inteligência Artificial na Potencialização de Soluções IoT”, no qual mencionou casos reais de aplicações desenvolvidas no CPQD nas áreas de saúde, telemetria veicular, manufatura 4.0 e agronegócio/sustentabilidade. Em outro painel, o diretor Alberto Paradisi fez uma apresentação sobre o tema “IoT no Campo: Uma abordagem inclusiva”, em que apresentou o Projeto SemeAr e seus resultados. Já a gerente de Inovação Aberta Nanci Gardim falou sobre as oportunidades trazidas pela tecnologia Open RAN, no painel “Desafios das Redes Privativas na Transformação Digital”.
A convite da Prefeitura de Campinas, o CPQD participou também da segunda edição do evento “CLICK: O futuro que já está aqui”, realizado no dia 23 de outubro. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, o evento teve como objetivo reforçar o potencial inovador de Campinas e o compromisso em promover o crescimento econômico da cidade e o fortalecimento do seu ambiente empreendedor.
No painel sobre Conectividade, Nanci Gardim fez a apresentação “Open RAN: Viabilizando novos Ecossistemas”, em que ressaltou a importância e as vantagens dessa tecnologia para o país e falou sobre o papel do CPQD como Centro de Competência Embrapii em Open RAN. Já o gerente de Ambientes de Inovação Rubens Maeda participou do painel sobre Desenvolvimento Sustentável, no qual apresentou o projeto do Hub Techoá, que será inaugurado em 2025 nas instalações do Pólis de Tecnologia.
Nanci Gardim também representou o CPQD no XVIII Encontro Nacional do FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), que aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro, na PUC-Campinas. No encontro, que reuniu gestores de inovação de todo o país, Nanci compartilhou a experiência do CPQD no painel “Estratégias e gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”. Além disso, durante as visitas orientadas do evento, a organização recebeu representantes das instituições ICA/Força Aérea, UFSCar – Alumni, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Lavras, entre outras.
No decorrer do mês de outubro, o CPQD recebeu diversas visitas de empresas, instituições de ensino e outros interessados em conhecer a organização, sua atuação e inovações desenvolvidas na área de TICs. Entre os destaques, a visita de representantes da área de Inovação da Unimed Campinas, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a organização, o modelo Embrapii, o projeto do Hub Techoá e algumas iniciativas estruturantes, como o Centro de Competência Embrapii em Open RAN e o programa de Residência Tecnológica. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor Paulo Curado e os gerentes Maurício Casotti e Reynaldo Formigoni.
Também em outubro, alunos de universidades da França, Alemanha e Estados Unidos conveniadas à FGV EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) estiveram na organização, acompanhados do coordenador de mestrado Helio Arthur Irigaray, onde conheceram o Complexo Laboratorial de Conectividade e o Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD. Outra visita recebida pela organização reuniu um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UNESP (Universidade Estadual Paulista), que conheceram diversos laboratórios e também o programa de estágio do CPQD.