CPQD Plataforma de Decisão: solução está preparada para garantir a segurança das transações no novo PIX
A segurança é um pilar fundamental do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, que está sendo implantado pelo Banco Central – e entrará em operação em novembro deste ano. É também um desafio relevante, tendo em vista que o PIX irá processar um volume enorme de transações simultâneas em tempo real – de acordo com o BC, o valor de um pagamento ou transferência estará disponível em segundos na conta de quem recebe.
Para garantir a segurança das transações de seus clientes no novo sistema, as instituições financeiras que utilizam a solução CPQD Plataforma de Decisão já estão trabalhando para incluir nessa ferramenta, que tem como foco a prevenção de fraudes e riscos, o monitoramento de operações realizadas pelo PIX. “Um dos diferenciais da solução do CPQD é a possibilidade de configurar a plataforma para o monitoramento de qualquer tipo de transação”, explica Ricardo De Rosso, gestor do produto CPQD Plataforma de Decisão. “E as transações do PIX são uma configuração a ser feita em nossa ferramenta”, acrescenta.
Outro diferencial importante do CPQD Plataforma de Decisão é a capacidade de tratar grandes volumes de transações em tempo real e com baixa latência. “Esse é um requisito essencial para o pagamento instantâneo, que a nossa solução já atende”, afirma Rosso. Segundo ele, a plataforma hoje é utilizada por clientes (bancos de varejo, bancos digitais, empresas processadoras e de adquirência) de vários portes, que processam desde 50 mil transações por dia até picos de 30 milhões de transações diárias.
Agora, o CPQD está tornando a solução disponível também no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), o que facilita o acesso de fintechs e empresas de menor porte aos seus recursos. Com implantação rápida e totalmente configurável, o CPQD Plataforma de Decisão dá mais inteligência à tomada de decisões, por meio do monitoramento e correlação de eventos provenientes de múltiplos canais. “Dessa forma, é possível atender vários processos de negócio com a mesma solução”, destaca Rosso.
Ele enfatiza, ainda, que a tecnologia de machine learning incorporada à ferramenta automatiza processos e permite aprender padrões a partir dos hábitos e preferências dos usuários, contribuindo para a tomada de decisões precisas e rápidas. Além disso, a plataforma permite monitorar todo o ciclo de uma transação do PIX, o que traz benefícios para todos os atores envolvidos em seu processamento.
O CPQD Plataforma de Decisão é a base da solução de prevenção a fraudes do CPQD que está há 15 anos no mercado, com grandes clientes no setor financeiro. Empresas do setor de saúde também utilizam essa solução atualmente, no contexto de prevenção a perdas e desperdícios.
Mais informações sobre como a solução CPQD Plataforma de Decisão pode garantir a segurança das transações no PIX estão disponíveis em https://bit.ly/2PfyrCO