CPQD promove Segundo Festival de Diversidade
A organização realizou o evento reforçando a importância dos relacionamentos para um ambiente corporativo com equidade e inclusão
“Buscamos trazer para a conversa o quanto os relacionamentos impactam o nosso dia a dia, quer seja na família, no trabalho ou na sociedade. O festival também ressaltou a necessidade de evoluirmos como sociedade e o quanto as organizações podem auxiliar nesse sentido. Nós precisamos ser a mudança”, afirma Adriana Camargo, RH Business Partner e uma das idealizadoras do Segundo Festival de Diversidade.
A iniciativa, cuja proposta é promover palestras para a discussão de assuntos variados relacionados à Diversidade, foi idealizada em 2021 pelo Comitê de Diversidade do CPQD, quando teve a sua primeira edição. Neste ano, o evento aconteceu de forma online nos meses de maio e junho, tendo “Relacionamentos” como tema principal das discussões entre convidados e colaboradores. A importância da empatia também foi um tópico comum em todas as palestras: “Precisamos ter empatia para poder entender os desafios das pessoas; desafios esses que nem sempre a gente passa. Por isso, diversidade e inclusão são tão importantes. Mudamos a nossa perspectiva, o que permite a construção de soluções efetivas para tornar a vida das pessoas melhor”, ressalta Rubens Maeda, Gerente do Pólis de Tecnologia, em um dos eventos do festival.
Para Adriana Camargo, o grande diferencial desta edição foi a presença de palestrantes do próprio CPQD: “Além de contarmos com especialistas externos, trouxemos para a conversa colaboradores do CPQD que contribuíram com suas próprias experiências e, também, com informações e ações da organização sobre inovação, tecnologia e ESG”. Assim, colaboradores e convidados puderam discutir em conjunto: “Como equalizar relacionamentos com a família e o trabalho”; “União: Uma experiência que faz revolução”; “Relacionamentos com a comunidade e agenda ESG”; “Inovação e Vieses na Tecnologia” e “Novas competências profissionais para um mercado mais diverso e inclusivo”.
A colaboradora ainda complementa que estes temas enfocam relacionamentos de forma ampla e abrangente, possibilitando uma reflexão profunda sobre o assunto: “Quando a gente fala de relacionamentos, fala-se da família, do trabalho, da sociedade e do autoconhecimento”.
Nesse sentido, o Festival de Diversidade suscita o pensamento crítico sobre a Diversidade em todos os âmbitos e a importância de cada um dentro da sociedade e da organização para que todos se sintam respeitados. “Não é só ouvir sobre essas pautas importantes e pensar ‘nossa que legal’. No festival, trouxemos o quanto precisamos evoluir como pessoa para que, de fato, possamos evoluir como profissionais. Estamos buscando uma mudança para que todos percebam o quanto se ganha com a diversidade aplicada”, conclui Kelly dos Reis, da área de Gestão de Pessoas.