Fale com o CPQD
Imagem que ilustra sustentabilidade
17 de agosto de 2022

CPQD se destaca em iniciativas em prol da sustentabilidade

A organização é convidada pela ONU e FIDA para Mesa Redonda, e participa do Programa Sustentável da Soja no Cerrado

Alinhado à sua missão de promover e auxiliar o desenvolvimento sustentável da sociedade, o CPQD participa de Mesa Redonda “Oportunidades para acelerar a digitalização do setor agrícola nos países do MERCOSUL e Chile”, e da parceria no Programa Sustentável da Soja no Cerrado (PSSC). Ambas as iniciativas buscam fomentar e potencializar a sustentabilidade socioeconômica no ecossistema internacional e nacional, respectivamente.

A convite do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o CPQD participou da Mesa Redonda virtual, em 21 de julho, ao lado de diversas organizações, que também atuam e facilitam a transformação digital para pequenos produtores rurais e agricultores familiares. No evento, foram discutidas ações para aceleração do processo de inclusão e transformação digital para esse setor.

Os desafios e oportunidades apresentados na Mesa Redonda são correspondentes e semelhantes ao cenário de atuação do Projeto SemeAr, em São Miguel Arcanjo, o qual é conduzido pelo CPQD.  Para Fabrício Lira Figueiredo, da Diretoria de Inovação, a presença da organização no evento é uma sinalização de reconhecimento em nível internacional da atuação do CPQD. “A nossa participação pode ser um passo inicial para o posicionamento do CPQD como um ator relevante em nível internacional, inicialmente na América Latina, no tema da sustentabilidade socioeconômica dos pequenos produtores rurais. Isso aumenta nossa visibilidade, estimulando oportunidades de novos projetos e negócios no futuro”, explica.

Da mesma forma, a participação no Programa Sustentável da Soja no Cerrado (PSSC) – resultado da aproximação com o Agtech Garage, no âmbito do Tema Estratégico Agronegócio Inteligente – também busca promover o desenvolvimento sustentável. A parceria, que foi firmada por dois anos e já está em seu quarto ciclo, representa uma abordagem de inovação aberta para geração de soluções tecnológicas para o manejo mais ecológico da soja no bioma do Cerrado. A fim de preservar os recursos naturais, possibilitar a restauração das áreas verdes na cadeia produtiva da soja na região e gerar soluções regulatórias e financeiras para a produção com sustentabilidade, o CPQD será responsável por fazer o acompanhamento, dar suporte e orientações durante a iniciativa.

“O programa está focado em buscar soluções que ajudem a resolver questões extremamente atuais e relevantes para o Cerrado, que também são de grande importância para a sociedade Brasileira e internacional, como o combate ao desmatamento ilegal de florestas nativas e a evolução para modelos de produção mais sustentáveis na agricultura”, afirma Figueiredo. O profissional ainda destaca que a iniciativa cria condições para vencer gargalos históricos por meio da inovação aberta e da atuação das startups com tecnologia nacional, tornando o PSSC um programa único e com grande potencial de impacto socioambiental no futuro.

Essa participação fomenta o posicionamento do CPQD frente ao ecossistema de agronegócio digital, permitindo a geração de novos projetos e soluções, relacionados ao ESG, no setor da soja. “Isso contribui com os objetivos estratégicos do CPQD 500, potencializando a criação de novos formatos e modelos de negócios, e firmando parcerias com startups exponenciais, permitindo o acesso a mercados de elevada demanda”, conclui Figueiredo.

 

Por: Júlia Santos Sahão

Compartilhe
esta notícia:
vlibras