Especialistas do CPQD ministram curso sobre Open RAN em simpósio internacional de comunicação sem fio
Parte da programação do ISWCS 2024, realizado no Rio de Janeiro, curso foi conduzido por pesquisadores do Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN participou do International Symposium on Wireless Communication Systems – ISWCS 2024, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Patrocinado pela IEEE Communications Society (ComSoc), do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), o evento reuniu especialistas de renome da comunidade internacional nessa área, que compartilharam informações e novidades sobre o estado-da-arte da tecnologia de sistemas de comunicação sem fio e suas aplicações.
Nesta 19.ª edição do ISWCS, as palestras, sessões técnicas e artigos apresentados abordaram assuntos como Machine Learning para comunicações sem fio, redes e protocolos, processamento de sinais, estratégias para redes sem fio de próxima geração, entre outros. O público também teve a oportunidade de participar de tutoriais e cursos de curta duração programados pela organização do evento.
Um desses cursos foi ministrado no domingo, 14/07, por pesquisadores da equipe do Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN. Com o tema Inovação Aberta no Ecossistema Open RAN: Desafios, lições e oportunidades com o uso de soluções de código aberto, o curso teve duas horas e meia de duração e foi dirigido à comunidade acadêmica e a profissionais interessados em padrões de redes abertas e desagregadas. O conteúdo incluiu assuntos como padrões, interfaces, componentes e recursos da tecnologia Open RAN e revisão de implementações de código aberto de componentes Open RAN, entre outros. Uma sessão prática, com demonstrações ao vivo, proporcionou ao público a oportunidade de se envolver em implementações de cenários específicos, por meio de imagens virtualizadas.
O curso foi ministrado pelos pesquisadores Daniel Lazkani Feferman, Eduardo Melão e Francisco Hugo Costa Neto. Daniel é arquiteto de nuvem de telecomunicações no CPQD, onde trabalha com ferramentas de código aberto para conectividade móvel 5G e ferramentas de orquestração. Melão tem experiência no desenvolvimento de pilhas de protocolos para redes de comunicação celular e, recentemente, vem trabalhando em várias integrações Open RAN com diferentes fornecedores e em partes funcionais dessa arquitetura. Francisco é desenvolvedor de tecnologia e já atuou nas áreas de rádio cognitivo, sistemas 5G e superfícies inteligentes reconfiguráveis para sistemas de comunicação além do 5G.