Eventos na área de fotônica contam com apoio e participação ativa do CPQD
Conferência Livre em Fotônica e 6.º Webinário do Sisfóton foram promovidos pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o MCTI
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O CPQD teve participação ativa em dois eventos importantes na área de fotônica realizados no início de março, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória: uma Conferência Livre da 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com foco em Fotônica e o 6.º Webinário do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica – Sisfóton. Promovidos pela UFES em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os eventos contaram com o apoio do CPQD – como Laboratório Integrador do Sisfóton – tanto em sua organização como nas atividades programadas.
A Conferência Livre em Fotônica da 5.ª Conferência Nacional de CT&I, realizada no dia 7, teve como objetivo gerar subsídios nessa área para discussão na conferência nacional, que está marcada para junho, em Brasília. O tema da conferência foi Projetos Integradores em Fotônica: Redução de vulnerabilidades em cadeias produtivas estratégicas.
João Rosolem, coordenador do projeto Sisfóton no CPQD, participou como debatedor do painel Redução de vulnerabilidades via Redes de Cooperação. “A realização dessa Conferência Livre foi de grande importância, pois coloca a fotônica no mapa da 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento que vai definir a estratégia do país nessa área e garantir recursos para os próximos dez anos”, afirma Rosolem.
No dia 8, o 6.º Webinário Sisfóton teve como tema Projetos Integradores e Fotônica: Direções. Rafael Figueiredo, também do Laboratório Integrador Sisfóton/ CPQD, participou de um dos painéis do evento, que abordou Oportunidades de Financiamento de Projetos: Parcerias dentro e fora da Rede Sisfóton.
“Esse webinário proporcionou mais um avanço no esforço de integração dos Laboratórios do Sisfóton, ao discutir a possibilidade de projetos conjuntos aproveitando os editais da Nova Indústria Brasil, que tem a fotônica como uma das tecnologias habilitadoras”, ressalta Rosolem. “Além disso, essa é também uma das áreas de atuação do Laboratório Integrador CPQD, que desenvolve tecnologias em sensoriamento, comunicações ópticas e fotônica integrada”, acrescenta Rafael Figueiredo.
Na mesma semana desses eventos, colaboradores do CPQD participaram da Escola de Verão em Fotônica Integrada, também realizada no campus da UFES. Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de fotônica, o encontro contou com apoio das Sociedades Brasileiras de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO), de Fotônica (SBFóton) e de Microeletrônica (SBMicro).