Invenções criadas no Programa RDS Defesa são premiadas pelo Exército Brasileiro.
Prêmio de Inovação da AGITEC contemplou duas invenções criadas pela equipe do Centro Tecnológico do Exército em parceria com o CPQD.
Por: Rosa Sposito (Pimenta Comunicação)
A Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, realizou, no início de agosto, a solenidade de entrega do seu Prêmio de Inovação – o PremIA 2021. A premiação aconteceu nas instalações do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, e contemplou inovações desenvolvidas pelo CPQD em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), dentro do programa Rádio Definido por Software de Defesa (RDS Defesa).
O objetivo do Prêmio de Inovação da AGITEC é valorizar e premiar militares e civis que desenvolveram iniciativas de inovação, não apenas em termos de novas tecnologias ou produtos, mas abrangendo também novas medidas, métodos, técnicas e modernização de produtos, processos e/ou estrutura organizacional que venham a otimizar o uso dos recursos e melhorar a eficiência das atividades das Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro. Na edição 2021, o PremIA abrangeu todas as OMs do Exército.
Duas inovações criadas com a participação de colaboradores do CPQD – e do CTEx -, ao longo do Programa RDS Defesa, ficaram com o 1.º e 2.º lugares na categoria Prêmio Invenção Estratégica. Na primeira colocação, a invenção “Método e esquema de transmissão de áudio com baixas probabilidades de interceptação e detecção indesejadas para comunicações rádio em canais de faixa estreita VHF” tem como autores a equipe do CTEx, representada pelo TC Márcio Barroso Toscano Dantas, e os colaboradores do CPQD Gustavo Correa Lima e Francisco Carlos Ribeiro Junior.
Em segundo lugar, ficou a invenção “Método e esquema de transmissão de voz digitalizada com suporte a criptografia e verificação de autenticidade”, também criada pela equipe do CTEx, representada pelo Cap Gustavo Cruz Sampaio. A invenção teve ainda a participação dos especialistas Gustavo Correa Lima, Fabbryccio Cardoso, Marcelo de Campos Franco Leal, Daniele Renata da Silva Tossato, Sergio Barros e Ronaldo Igrejas Saraiva, todos colaboradores do CPQD.