No Dia Nacional da Inovação, Radar Conecte-se ao Novo do CPQD ganha nova edição
O CPQD lança no Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, a edição 2021-22 do Radar Conecte-se ao Novo, documento que traz uma análise abrangente, baseada na realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual (pós-Covid 19) e futuro do país. O objetivo é apresentar uma visão atualizada sobre as tecnologias que estão viabilizando – ou irão viabilizar – a transformação digital em diversos setores econômicos, contribuindo para o planejamento e as decisões das empresas sobre sua adoção.
“Nesta segunda edição, fizemos uma avaliação interna das 28 tecnologias analisadas no Radar Conecte-se ao Novo 2020, levando em conta informações de outros trabalhos e referências internacionais e, principalmente, a experiência do CPQD em relação à aplicação de novas tecnologias no país”, afirma o diretor de Inovação Paulo Curado. Com base nessa avaliação, foram selecionadas as tecnologias – entre mais de 50 – com maior potencial de impacto nas organizações brasileiras.
Cinco delas são emergentes e foram inseridas na edição 2021-22 do Radar: Inteligência Artificial Emocional (Emotion AI), Inteligência Artificial na Borda (Edge AI), Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana, Biometria de Voz e Criptografia Quântica. Em contrapartida, cinco tecnologias que apareciam na primeira edição foram removidas na atual, por terem sido consideradas maduras e de uso mais disseminado no mercado – como é o caso dos assistentes virtuais e dos serviços baseados em localização, por exemplo.
Agrupadas em seis áreas, as tecnologias selecionadas foram foco da pesquisa realizada entre clientes e parceiros do CPQD que atuam no mercado brasileiro. “A maioria são executivos e profissionais com poder de decisão em suas organizações, o que permite trazer para o leitor informações mais próximas da realidade sobre as perspectivas de adoção de novas tecnologias que irão transformar o seu negócio”, enfatiza Sirlene Aveiro Honório, diretora de Marketing e Vendas do CPQD. “Além disso, como o CPQD atua em diferentes setores econômicos, a pesquisa propiciou um resultado bastante abrangente, com respostas em quantidade suficiente para a formação e consolidação de opinião consistente e representativa dos diversos setores”, acrescenta.
Dessa forma, o Radar Conecte-se ao Novo 2021-22 apresenta a visão de diversos setores sobre as tecnologias analisadas: Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Utilities, Financeiro, Serviços e Governo. Cada tecnologia foi avaliada sob três perspectivas: maturidade percebida, impacto previsto e prazo de adoção.
O resultado desse cuidadoso trabalho de pesquisa realizado pelo CPQD está disponível para todos os interessados na página https://materiais.cpqd.com.br/
As 28 tecnologias
Estas são as tecnologias avaliadas na pesquisa e os seis grupos em que foram distribuídas:
-
Rede e Conectividade
5G – 5ª geração das redes móveis
Multi Nuvem (Multicloud)
Tudo Definido por Software
-
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Emocional (Emotion AI)
Inteligência Artificial na Borda (Edge AI)
Interface de Uso Natural
Computação Cognitiva
Deep Learning
Digital Twin
Plataformas de “insights”
Computação Sensível ao Contexto
Automação Inteligente
-
Confiança, Privacidade e Segurança
Blockchain
Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana
Biometria de Voz
Segurança Auto-adaptativa
Tecnologias de proteção da privacidade
Autenticação Contínua
Contratos Inteligentes
-
Computação Avançada
Experiência Imersiva – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Computação Quântica
Criptografia Quântica
-
Mobilidade e Veículos Autônomos
Mobilidade Elétrica ou Híbrida
Veículos Autônomos
-
19
Inteligência Artificial Embarcada (Emdedded AI)
Internet das Coisas (IoT)
Computação de Borda
Tecnologia Vestível – Wearable