Open RAN e 6G têm destaque na participação do CPQD no Futurecom 2024
Organização foi convidada para dois painéis no congresso e compartilhou o estande do programa OpenRAN@Brasil na exposição
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O CPQD marcou presença no Futurecom 2024, um dos principais eventos da América Latina na área de conectividade e tecnologia aplicada a diversos setores, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro, em São Paulo. A organização foi convidada para participar de dois painéis do congresso, dentro da trilha Future Congress, e ainda compartilhou o espaço destinado ao programa OpenRAN@Brasil, organizado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), na exposição do Futurecom.
Em um dos painéis do congresso, o diretor Alberto Paradisi participou do debate sobre o tema “Open RAN: do contexto internacional às aplicações no Brasil. O que esperar?”, que teve mediação da jornalista Ana Paula Lobo e contou também com representantes da Anatel, do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), da operadora TIM e da Intel do Brasil. Paradisi falou sobre o trabalho conduzido pelo CPQD nessa área, destacou as vantagens da tecnologia Open RAN e o protagonismo do Brasil no seu desenvolvimento. “Estamos no estado da arte dessa tecnologia, que tem como objetivo trazer mais fornecedores de soluções para o mercado. O Brasil tem competência técnica para desenvolver soluções e aplicações em Open RAN, tecnologia que já é uma realidade nos laboratórios de inovação do país”, afirmou o diretor do CPQD.
Já o pesquisador Weskley Vinicius, da área de Soluções em Conectividade, representou o CPQD no painel “6G: o que esperar da 6.ª geração de conectividade e novas verticais a serem embarcadas”. Weskley destacou o trabalho que vem sendo conduzido na organização, especialmente como Centro de Competência Embrapii em Open RAN, em relação ao desenvolvimento da tecnologia e de aplicações específicas da 6.ª geração móvel. O painel teve também a participação de representantes do Inatel, da Unicamp e da União Internacional de Telecomunicações (ITU).
Na exposição do Futurecom, especialistas da área de Soluções em Conectividade compartilharam informações sobre o programa OpenRAN@Brasil, iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que vem sendo conduzida pela RNP em parceria com o CPQD. No estande dedicado ao programa, foram apresentados os principais avanços no desenvolvimento de redes de acesso de rádio abertas (Open RAN), com demonstrações do funcionamento de tecnologias de conectividade 5G Open RAN.
Além disso, durante o Futurecom, o CPQD e a Intel firmaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisa em Open RAN. Com o acordo, o CPQD passa a ter acesso à plataforma FlexRAN da Intel, o que permitirá realizar testes e pesquisas que levem ao desenvolvimento mais ágil e sustentável de soluções nacionais de conectividade 5G Open RAN.