OpenRAN@Brasil lança plataforma de teste e experimentação
RNP e CPQD estão recebendo propostas de interessados; selecionados poderão utilizar infraestrutura experimental em 5G e Open RAN
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O programa OpenRAN@Brasil, que vem sendo conduzido em parceria pelo CPQD e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), está lançando uma plataforma de testes (testbed) disponível para os interessados em realizar experimentos envolvendo pesquisa, educação e inovação em redes 5G e Open RAN. O objetivo é oferecer um ambiente especializado, reproduzindo condições reais de operação das redes de telecomunicações, no qual pesquisadores e desenvolvedores poderão testar e validar diferentes componentes, funcionalidades e novas ideias em um espaço seguro, sem interromper as operações das redes comerciais.
Os interessados em utilizar o testbed do programa OpenRAN@Brasil podem submeter suas propostas até o início de 2025. Para isso, devem preencher o formulário disponível no link, fornecendo informações como objetivo, duração e recursos necessários para o experimento. As propostas serão avaliadas por um comitê especializado, que determinará a possibilidade de atender ou não ao pedido de uso da plataforma. Mais detalhes sobre o testbed, como arquitetura, domínios tecnológicos e aplicações, podem ser encontrados acessando o link.
Criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa OpenRAN@Brasil visa acelerar o desenvolvimento do ecossistema de redes abertas e desagregadas a partir de pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações em 5G. O foco da iniciativa, que está dividida em três fases, é aumentar a disponibilidade e o desempenho dessa rede a fim de garantir a democratização do acesso em todo o país.