Fale com o CPQD
20 de dezembro de 2024

Pólis Talks apresenta os novos hubs de inovação de Campinas voltados à sustentabilidade

Evento realizado no Pólis teve apresentações sobre o HIDS - Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável e o Techoá

Rosa Sposito/Pimenta comunicação

Os novos hubs de inovação com foco em sustentabilidade que estão sendo construídos em Campinas foram o assunto do Pólis Talks realizado no final de novembro, no auditório do Pólis de Tecnologia. Bruno Moreira, fundador e presidente do Conselho da Inventta Consultoria, foi o moderador do painel que teve como tema Distrito de Inovação Sustentável em Campinas: Visão de futuro e oportunidades para os negócios.

O presidente Sebastião Sahão Junior abriu o evento saudando os convidados e ressaltando a importância do compartilhamento de ideias e das parcerias – como a que o CPQD tem com a Inventta, por exemplo. “O CPQD tem uma missão que é trazer para o nosso país um crescimento sustentável. E nada melhor do que desenvolver parcerias e trazer empresas para esse ambiente de inovação, que é a vocação do CPQD há quase 50 anos”, enfatizou.

O painel contou com apresentações de Gabriela Celani, arquiteta, urbanista e professora da Unicamp, do professor Roberto Donato, também da Unicamp, e de Rubens Maeda, gerente de Ambientes de Inovação do CPQD. A professora Gabriela falou sobre a evolução do conceito de parques tecnológicos no mundo e apresentou o plano de ocupação de uso do solo da área onde está sendo estruturado o HIDS – Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, projeto conduzido pela Unicamp em parceria com universidades e instituições do ecossistema de inovação de Campinas – entre elas, o CPQD.

Roberto Donato, coordenador do HIDS, ressaltou que a ideia fundamental desse projeto, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é criar um distrito de inovação voltado à geração de soluções voltadas à sustentabilidade. Com uma área total de 11,3 milhões de metros quadrados que inclui a fazenda Argentina (que pertence à Unicamp) e o Pólis de Tecnologia, o distrito será um laboratório vivo que abrigará universidades, centros de pesquisa e inovação, startups, empresas, empreendedores, investidores, poder público e outros parceiros interessados.

O Techoá, hub de inovação que está sendo construído pelo CPQD em parceria com a Inventta e o apoio da Finep, estará dentro do HIDS. O projeto foi apresentado por Rubens Maeda, que destacou que o novo hub terá atuação pautada por projetos destinados a atender demandas da sociedade, bem como desafios de negócios e exigências regulatórias. “A missão do Techoá é promover a sustentabilidade a partir da aplicação de tecnologias digitais”, explicou Maeda, adiantando que a primeira fase do novo hub de inovação tem inauguração prevista para abril de 2025.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras