Fale com o CPQD
4 de agosto de 2023

Sisfóton realiza em agosto seu 5.º webinário 

Evento faz parte da programação de duas conferências internacionais na área de óptica e fotônica, que contam com participação expressiva do CPQD

O 5.º Webinário do Sisfóton – Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica – aconteceu no dia 3 de agosto, em formato híbrido, como parte da programação de duas conferências internacionais importantes na área de tecnologias óptica e fotônica. Com transmissão online, o webinário teve as atividades presenciais no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, local onde foram realizadas a International Conference on Optical MEMS and Nanophotonics – OMN 2023 e a SBFoton International Optics and Photonics Conference, organizada pela Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton) – eventos em que o CPQD teve participação ativa, com a apresentação de sete artigos técnicos.

“Neste 5.º Webinário do Sisfóton, foram apresentadas as atividades de parcerias tecnológicas e empresariais conduzidas pelos 11 laboratórios que integram essa iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma João Batista Rosolem, coordenador do projeto no CPQD – que atua como Laboratório Integrador do Sisfóton-MCTI. “Essas parcerias incluem aplicações de fotônica em áreas como saúde, agronegócio, telecomunicações, sensoriamento, indústria, entre outras”, acrescenta.

O Sisfóton-MCTI foi criado com o objetivo de promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor da área de fotônica no país. Além do CPQD, a rede de laboratórios do Sisfóton é integrada pela EMBRAPA, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), SENAI Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP Araraquara e USP São Carlos.

Apresentação de artigos

O CPQD teve participação expressiva também nas conferências SBFoton IOPC e OMN 2023, que aconteceram entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A equipe da área de Soluções em Conectividade teve sete artigos aceitos para apresentação nesses eventos, que reúnem anualmente pesquisadores e engenheiros da indústria, de centros de pesquisa e de universidades com atuação na área de fotônica.

“Os trabalhos apresentados estão relacionados com o desenvolvimento de tecnologias de ponta para suportar a crescente demanda por transmissão de dados nas redes ópticas”, afirma Rafael Figueiredo, da área de Soluções em Conectividade do CPQD. “Isso inclui amplificadores ópticos de alta complexidade e o uso de técnicas de Inteligência Artificial para otimização e melhoria dos sistemas”, acrescenta.

Cinco dos sete artigos referem-se ao projeto Teranet – Fase 2, conduzido no CPQD com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL)/Finep, que tem como foco o desenvolvimento de um transceptor óptico em fotônica integrada para transmissões ópticas de alta capacidade – até 1 Tbps. Estes foram os trabalhos apresentados referentes a esse projeto: Sensitivity Analysis of Neural Network Hyperparameters for Chromatic Dispersion Compensation in Optical Transmissions; Impact of Noise in Continuous Pump Profiles on Distributed Raman Amplifiers for C+L Systems; Channel Allocation Analysis for EDFA-based C+L Optical Systems, Optimization of Unrepeatered Optical Links with Probabilistic Shaping for Heterogeneous Propagation Regimes e Performance Assessment of L-band High-Concentration EDFA using Power Masks.

Outro artigo aceito para apresentação na conferência é resultado do projeto HORA, desenvolvido em parceria com a Padtec e fomento da EMBRAPII. O projeto visa desenvolver um amplificador óptico avançado para sistemas sem repetição de longo alcance. O tema do trabalho é Nonlinear Signal Degradation in Unrepeatered Optical Systems with Distributed Raman Amplification.

Além disso, a equipe do CPQD apresentou o artigo Optical Networks Perspectives to Support Future Connectivity, que está relacionado ao projeto Ações Estratégicas para Redes Futuras. Com fomento do FUNTTEL/Finep, o projeto tem como objetivo a realização de pesquisas tecnológicas e estudos exploratórios – com experimentação – envolvendo aplicações avançadas para a conectividade do futuro, que combinam realidade imersiva, Inteligência Artificial (IA), mobilidade, computação de borda, redes autônomas, entre outras inovações.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras