Fale com o CPQD
6 de março de 2023

Startups selecionadas no Match Connect AgTech ESG terão fomento também do Startup Finance Facility

Sintrópica e Green Bonds Brasil estão entre as quatro startups do Programa Soja Sustentável do Cerrado escolhidas para receber recursos do SFF, além do aporte técnico-financeiro do CPQD, EMBRAPII e Sebrae

Bioflore, Green Bonds Brasil, Sintrópica Capital Natural e Regrow são as quatro startups integrantes do 4.º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC) – uma parceria do AgTech Garage, parte do network PwC, com o Land Innovation Fund, e apoio estratégico da EMBRAPII e do CPQD – selecionadas para receber aporte financeiro do Startup Finance Facility (SFF), iniciativa inédita de gestão e fomento a soluções de inovação que contribuem para uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa. Os projetos somam-se a outros sete já selecionados em ciclos anteriores do PSSC para catalisar a criação, o desenvolvimento e a implementação de soluções de inovação que levem inteligência, segurança e sustentabilidade à cadeia da soja no bioma Cerrado. Neste ciclo, além dos recursos SFF, Green Bonds Brasil e Sintrópica Capital Natural contarão ainda com aporte técnico-financeiro do CPQD, com participação da Embrapii e do Sebrae, para o desenvolvimento das soluções.

As startups selecionadas para receber recursos do SFF trazem propostas em monitoramento, report e verificação em projetos de geração de crédito de carbono (Regrow), criação de uma cadeia de custódia de créditos de carbono e ativos ambientais (Green Bonds Brasil), análise remota de fitofisionomia do solo do Cerrado e crédito através de CPR verde (Sintrópica), e monitoramento de carbono e diversidade florística em vegetação nativa (Bioflore). “Com o SFF, oferecemos às startups a possibilidade de acesso a aporte financeiro para viabilizar projetos, ações e iniciativas disruptivas para o desenvolvimento agrícola responsável, impulsionando a formação de um portfólio de soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado”, explica Carlos Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

Parceiro estratégico do PSSC em conjunto com a EMBRAPII, o CPQD agrega expertise ao Programa Soja Sustentável com a identificação de potenciais sinergias entre empreendedores, pesquisadores e mercado de tecnologia. O apoio técnico-financeiro do CPQD ao PSSC acontece por intermédio do Match Connect AgTech ESG, iniciativa da organização com o AgTech Garage visando ampliar as condições para o desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs) de empreendedores com soluções que conjugam inovação e sustentabilidade para o agronegócio. As duas startups selecionadas no Match Connect AgTech ESG – Sintrópica (que já formalizou a contratação) e Green Bonds Brasil – contarão com ativos tecnológicos, recursos humanos e infraestrutura aportados pelo CPQD, além de aporte financeiro extra da EMBRAPII (da qual o CPQD é uma unidade credenciada) e do Sebrae para a implementação das soluções.

“O apoio estratégico da EMBRAPII e do CPQD é mais um diferencial do PSSC. Com uma visão 360 graus, o programa oferece conexões com o mercado, mentores, acadêmicos e especialistas, e produtores rurais.  A interseção inédita de módulos, somada ao aporte financeiro do Startup Finance Facility e o apoio técnico-financeiro do CPQD e da EMBRAPII, coloca o Programa Soja Sustentável do Cerrado na fronteira da inovação junto ao ecossistema empreendedor”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil.

Para o CPQD, o PSSC reforça a importância da inovação para o fomento de soluções de sustentabilidade para o agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que  estimula o intercâmbio de conhecimento entre atores-chaves do ecossistema agrícola. “Foi nesse contexto que realizamos o Match Connect Agtech ESG, uma iniciativa de inovação aberta destinada a acelerar diretamente o portfólio de startups que têm seus negócios centrados na sustentabilidade socioambiental do agronegócio, com base em tecnologias digitais”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD.

Em dois anos de existência, o Programa Soja Sustentável do Cerrado recebeu inscrições de 200 startups e selecionou 21 para compor um portfólio de negócios verdes, com soluções de inovação para uma agricultura responsável. Ao longo dos quatro ciclos, o programa ampliou o intercâmbio de experiência e o apoio técnico-científico à construção de soluções integradas para a agenda de sustentabilidade agrícola da contemporaneidade.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras