Time de Segurança e Privacidade apresenta artigo em evento internacional
Trabalho será publicado em livro da editora Springer
03/04/2022
Por: Júlia Santos Sahão
O CPQD participou da oitava edição do International Congress on Information and Communication Technology (ICICT 2023), um dos maiores eventos do ramo, realizado na Universidade de Brunel, em Londres, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Representada pelo time de Segurança e Privacidade, a organização apresentou o artigo: “Brazilian Integrated Cross-platform Security Assessment Framework: Context of Cybersecurity Methodology”.
O trabalho representa a criação de uma Metodologia de Levantamento de Contexto para Cibersegurança, além de fazer parte do Framework Integrado de Avaliação de Segurança em Multiplataforma, realizado no escopo do projeto TecSEG. Escrito em parceria entre os colaboradores Ingrid Barbosa e Sérgio Ribeiro da área de Segurança da Informação e Privacidade, o artigo também será publicado em livro da editora Springer.
A metodologia, que já está em processo de pedido de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), contribuirá para a evolução de sistemas, produtos, serviços e processos do ponto de vista da segurança cibernética, contornando tentativas de ataques e garantindo a continuidade dos negócios.
De acordo com Ingrid Barbosa, a metodologia já está sendo validada em caso de estudos internos, em ambientes reais. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta computacional para apoiar a aplicação desta metodologia, facilitando a execução pelo especialista em segurança e reduzindo a chance de erros”, destaca.
Segundo Sérgio Ribeiro, esta é a primeira metodologia de um total de cinco que compõem o framework de segurança. “Já conseguimos ótimos resultados, mas com certeza teremos muitos outros pela frente, todos de extrema relevância. Isso é fruto direto do planejamento, dedicação e empenho de todo o time do projeto”, complementa.
Para ele, além da possibilidade da apresentação de artigo, as participações em congressos internacionais, como o de Londres, são fundamentais para fortalecer a atuação da organização. “Isso contribui diretamente com a divulgação dos trabalhos do CPQD e nos aproxima de outros pesquisadores, visando futuras parcerias”, conclui Sérgio Ribeiro.