Unidade EMBRAPII CPQD está habilitada a desenvolver projetos com recursos de iniciativa lançada em parceria com BNDES
O CPQD é uma das Unidades EMBRAPII habilitadas a desenvolver projetos de inovação com empresas nacionais utilizando recursos provenientes de iniciativa lançada neste mês de fevereiro, a partir de acordo entre o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O acordo destina um valor de R$ 170 milhões, a serem aportados pelo BNDES no modelo não reembolsável, para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de transformação digital, defesa, novos materiais e a temas relacionados à sustentabilidade social e ambiental.
Credenciado como Unidade EMBRAPII desde 2015, o CPQD já desenvolveu um total de 87 projetos com 85 empresas e startups de vários setores, empregando suas competências em Comunicações Avançadas – que incluem Internet das Coisas, conectividade, Inteligência Artificial e blockchain. Ao todo, entre 2015 e 2021, os projetos desenvolvidos pela Unidade EMBRAPII CPQD utilizaram recursos da ordem de R$ 127 milhões.
Desde o início de 2021, o CPQD é uma das unidades habilitadas para o Ciclo 2 do programa de apoio a startups da EMBRAPII, que tem como objetivo apoiar projetos com nível de maturidade tecnológica (TRL, na sigla em inglês) mais elevado. No Ciclo 1, os projetos desenvolvidos pelas startups em parceria com as Unidades EMBRAPII – como o CPQD – chegam até o nível 6 do TRL, que envolve a demonstração e validação da tecnologia. No Ciclo 2, a proposta é atender até o nível 9 de maturidade, fase considerada comercial – que inclui serviços tecnológicos como produção de lote piloto, certificações de produtos e apoio ao negócio para a colocação do produto no mercado.