Open 5G @Campinas ganha novos apoiadores e marca seu primeiro workshop
Encontro está marcado para 15 de dezembro, às 17 horas, em formato online, e será aberto a todos os interessados em conhecer a iniciativa
A iniciativa Open 5G @Campinas está crescendo, com a adesão de novos apoiadores, ao mesmo tempo em que prepara a realização de seu primeiro workshop, que já tem data marcada: 15 de dezembro, das 17 às 18 horas. Lançado em junho por um grupo de sete parceiros – entre eles o CPQD -, o movimento Open 5G@Campinas tem como proposta promover a colaboração em pesquisa, desenvolvimento, experimentação e inovação em tecnologias e aplicações 5G.
Além do CPQD, integram o grupo de parceiros idealizadores da iniciativa a Prefeitura Municipal de Campinas, a Embrapa, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a PUC Campinas e a operadora TIM. Recentemente, o movimento ganhou o apoio de outras empresas e instituições, que assinaram o Manifesto pela Inovação Aberta com 5G: Bosch, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Instituto Eldorado, Pix Force, WorkGroup e Trópico.
Esse, aliás, é um dos objetivos da iniciativa: trazer novos atores interessados em se integrar a um ambiente de rede capaz de habilitar a criação e o refinamento de tecnologias, aplicações e modelos de negócio relacionados ao 5G, em vários segmentos. Entre as diretrizes que norteiam as ações do Open 5G @ Campinas, destacam-se o foco nas demandas de empresas e da sociedade, o uso de arquiteturas e componentes abertos, a inovação de forma aberta e colaborativa e o estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica.
Em seu primeiro workshop, em formato online e aberto a todos os interessados, o Open 5G@Campinas pretende promover a interação entre os diversos atores do ecossistema de inovação 5G. “A intenção é reunir os idealizadores da iniciativa em uma mesa redonda para apresentar projetos em andamento e identificar oportunidades de colaboração ou de novos projetos”, explica Maurício Casotti, que faz parte da organização do encontro.
Outra novidade voltada à divulgação desse movimento de inovação aberta foi o lançamento, em novembro, da primeira edição da newsletter Open 5G@Campinas. A publicação traz notícias e eventos das organizações que aderiram à iniciativa, artigos, destaques de participantes e outras informações sobre o movimento.
As empresas, startups e instituições interessadas em conhecer – e aderir – ao Open 5G @ Campinas devem acessar o hotsite https://www.cpqd.com.br/open-