A transformação digital aprimorou a gestão administrativa e estratégica na área da saúde, permitindo um nível de eficiência e agilidade nunca antes imaginado! O grande volume de dados gerados no processo, trouxe informações e insights que auxiliam as tomadas de decisões e melhorias em processos, porém possibilita desvios de comportamento em agentes e novas formas de ações fraudulentas. A função da Ynio, é blindar instituições contra esses cenários.
em contas hospitalares
suspeitas de fraude
em exames laboratoriais
fraudados e/ou desperdiçados
em contas hospitalares
suspeitas de fraude
em exames laboratoriais
fraudados e/ou desperdiçados
Por meio dessa tecnologia, é possível coletar, analisar dados e relacioná-los. Dessa forma, existe um aprendizado contínuo sobre padrões e comportamentos, permitindo prever falhas, agilizando e enriquecendo a tomada de decisões. Assim, a empresa estará sempre à frente do evento fraudulento, podendo impedi-lo antes mesmo que aconteça.
Auditoria de contas
Autorização de procedimentos
Autorização de insumos
Controle de recursos de glosas
Pagamento a credenciados
Cuidando da saúde financeira dos nossos clientes
Atender mais de 700 mil beneficiários e reduzir as perdas de receita com
desvios e fraudes: esse era o desafio de uma das maiores operadoras de
plano de saúde do Brasil ao contratar a plataforma de Decisão.
Para hospitais
Para operadoras de planos de saúde
As áreas de negócios podem ter independência, pois, de forma amigável, podem definir, fazer testes on-line e colocar em produção as regras que vão adequar a solução frente às novas ameaças de fraude ou perda e ajustá-la conforme as estratégias da organização. A Ynio contempla regras simples (baseadas em dados de transações e informações do cliente ou externas para enriquecimento) e complexas (sequenciamento de eventos, contagem de eventos, temporizador), suportando também informações geolocalizadas para compor regras de decisão e modelagem.
A solução contempla um módulo de relatórios e dashboards que permite aos usuários não técnicos customizarem o tipo e formato das informações que desejam visualizar. Relatórios gerenciais, analíticos e sintéticos podem ser disponibilizados de forma on-line, a partir das informações obtidas das diferentes fontes de dados armazenados no sistema (cadastros, eventos, alertas, regras etc.). As informações podem ser atualizadas de forma manual ou automática e podem ser exportadas em diferentes formatos.
A solução permite a aplicação de modelos preditivos baseados em aprendizagem de máquina (Machine Learning) e no fluxo de decisão, permitindo a detecção do risco de desvios e fraudes antes que estes ocorram.
Os perfis de acesso previamente habilitados podem ser auditados facilmente, pois a solução registra a execução de todos os acessos, processos e alterações realizados pelos usuários no sistema.
Para obter maior eficácia, a Ynio permite correlacionar dados de outras fontes aos eventos monitorados, enriquecendo a análise e a decisão e, assim, agilizar o tratamento de casos. A solução automatiza a integração entre sistemas – acessando serviços externos por meio de API Rest e protocolo HTTP –, internaliza e centraliza os dados e permite definir parâmetros para condicionar o uso das informações.
A Ynio possui um módulo opcional para auxiliar o atendimento a usuários/clientes com suspeita de fraude via contact center. A solução permite construir uma árvore de diálogo baseada no perfil de fraude e orienta o atendente do contact center durante a conversa, possibilitando a coleta de informações que avaliem a suspeita e auxiliem a tratar o caso.
A solução possui a capacidade de gerar alertas, a partir de parâmetros baseados nos dados do evento recebido e em dados provenientes das funcionalidades de Enriquecimento, Listas, Perfis e Modelos. Alertas podem ser criados para diferentes áreas da empresa. A análise desses alertas pode ser distribuída para filas distintas de tratamento, de acordo com o solicitado pela organização. Também é possível configurar o workflow a ser executado no tratamento de um alerta, de forma manual ou automática, permitindo o controle de prazos de tarefas, escalar o alerta dada uma situação, enviar e-mails e SMS em situações específicas, realizar bloqueio, aprovação e cancelamentos. Pode-se também disparar ações automaticamente, ou o analista disparar ações que estejam pré-configuradas.
Modelo de aprendizado de máquina para identificar desvios no padrão de uso de insumos e procedimentos em atendimentos médicos, apontando quais os principais ofensores dentro de cada atendimento. A definição dos padrões esperados é feita com base em dados históricos, por meio de técnicas de aprendizado de máquinas de agrupamento, predição e detecção de anomalias. Os atendimentos são caracterizados de acordo com os procedimentos autorizados para o mesmo, além da utilização de informações do paciente, do plano e do prestador responsável. Os principais ganhos são de eficiência e eficácia operacional na auditoria e a possibilidade da implantação de regras de autorização/rejeição automática de pagamentos. É possível extrair conhecimento que pode servir de insumo para outros processos, como negociação de valores e definição de diretrizes para os prestadores.